
"As mil e uma noites", de Miguel Gomes
DR
A trilogia "As mil e uma noites", de Miguel Gomes, está selecionada para a competição oficial da 12ª edição do Festival de Cinema Europeu de Sevilha, que decorre de 6 a 14 de novembro.
Corpo do artigo
O festival anunciou esta quarta-feira os primeiros filmes que vão integrar a competição oficial do festival espanhol, dedicado ao cinema europeu. Para além da trilogia de Miguel Gomes, estão selecionados "The Lobster", do grego Yorgos Lanthimos, "Tale of Tales", do italiano Matteo Garrone, "Under Electric Clouds", do russo Alexei German Jr., e "In the shadow of women" e "Two Friends", de Philippe Garrell e Louis Garrel, pai e filho.
"As mil e uma noites", de Miguel Gomes, inspira-se na estrutura dos contos populares homónimos, narrados pela rainha Xerazade, para falar sobre a realidade portuguesa contemporânea, marcada pelo desemprego e austeridade.
O filme, com mais de seis horas de duração, divide-se em três partes: "O inquieto", estreado em agosto, "O desolado", que chega aos cinemas portugueses na quinta-feira, e "O encantado", que estreia a 8 de outubro.
[youtube:yONovEHyvXo]
"O desolado" foi proposto pela Academia Portuguesa de Cinema para uma nomeação para os Óscares, na categoria de melhor filme estrangeiro, e para os Prémios Goya, de Espanha, para melhor filme ibero-americano.
A trilogia está também nomeada em cinco categorias dos Prémios Fénix, que distinguem obras e realizadores da América Latina, Portugal e Espanha. Nos próximos meses, os filmes vão integrar pelo menos uma dezena de festivais e vão ter estreia comercial em cerca de trinta países.