"O primeiro nevão aparecera com o anúncio do inverno; e durante dias não cessou a dança fantástica dos flocos brancos na distância raiada do horizonte".São estas palavras, escritas em "Cantico Final" que inspiraram Rodrigo Leão a compor uma peça musical que homenageia Vergilio Ferreira. Da música "pouco se sabe. Apenas que se chama "Bailarina", uma das personagens do livro e que levou muitas semanas a compor".
Um reencontro do músico com o escritor numa peça musical "inspirada em "Cântico Final" e "Apariçao".
Reportagem de Amadeu Araújo
A musica de Rodrigo Leão coloca ponto final nas comemorações dos cem anos do nascimento de Vergilio Ferreira que o autarca de Gouveia garante "terem arrancado o escritor ao esquecimento". Luis Tadeu sublinha que essa "é a grande herança de um ano de homenagens e reconhecimento".
"Bailarina" será apresentado em estreia nacional, no Teatro Cine de Gouveia, este sábado. Para além dos músicos que acompanham o compositor no palco estarão 40 instrumentistas da Orquestra Sinfónica de Gouveia, dirigida pelo Maestro Hélder Abreu. Um "Cântico Final" "feito metáfora do universo do autor de Manhã submersa que nasceu na aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, a 28 de janeiro de 1916.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias