Antes de se tornar um colecionador de rádios antigos, David Guia especializou-se na reparação de velhos recetores. A aprendizagem começou muito cedo. Conta que "saía da escola primária e ia a correr" para a oficina do pai. "Aquilo para mim era um sonho. Comecei a aprender aos poucos e com 14 ou 15 anos já reparava rádios.
O jornalista Joaquim Ferreira falou com David Guia, um apaixonado por rádios antigos
A coleção só começou no início dos anos 90, mas já tem mais de 500 rádios. O mais antigo é dos anos 20 do século passado e, garante David Guia, está a funcionar. A coleção tem aparelhos "do tempo das galenas, dos rádios capelas - tinham esse nome porque o formato na parte superior era arredondado - e dos tempos da Grande Guerra".
David Guia é técnico de som da Câmara do Entroncamento. Diz que os tempos livres são quase todos dedicados à coleção de rádios. Exige muito trabalho mas para o colecionador é um prazer; "gosto de os ver, vou para o pé deles e ponho-os a trabalhar. Os rádios, mesmo reparados, têm de funcionar. Caso contrário, ao fim de algum tempo, quando os ligamos já não funcionam outra vez".
A coleção esteve já exposta ao público no Centro Cultural do Entroncamento, mas essa é uma experiência que provavelmente não se repetirá. David Guia diz que "dá muito trabalho e há sempre um rádio que leva uma mossazinha num canto, há outro que parte um botão. É sempre aborrecido".