"Desimaginar o mundo" à boleia de Manuel António Pina

O jornalista, poeta e escritor faria 75 anos no domingo. Para assinalar a data e discutir o legado do autor realizam-se, na cidade onde viveu quase toda a sua vida, as jornadas comemorativas "Desimaginar o Mundo".

Chamam-se "Desimaginar o Mundo - Jornadas Manuel António Pina 2018" e têm por objetivo homenagear o poeta, que nasceu a 18 de novembro de 1943, no concelho de Sabugal, autor "de uma das obras mais consistentes e imaginativas da literatura atual, escrita em língua portuguesa", destaca a organização.

A iniciativa envolve, entre outras instituições, as universidades Nova de Lisboa, de Lisboa e do Porto, as universidades de São Paulo e Federal de São Paulo, o Mira Fórum, a Escola Superior de Arte e Design e a Escola Artística de Soares dos Reis.

Esta sexta-feira é inaugurada a exposição coletiva de fotografia "... desimaginar o mundo, descriá-lo ...", na Estação da Trindade do Metro do Porto, com poemas do escritor por mote. Uma parte da exposição coletiva de fotografias vai estar também no Mira Fórum, no Porto, a partir de sábado.

No domingo, dia do aniversário do escritor, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett do Porto recebe, à tarde, a sessão oficial de abertura das "Jornadas Desimaginar o Mundo - Manuel António Pina. Porto 2018", com uma mesa redonda em que participam os autores Pedro Mexia, Inês Fonseca Santos e João Paulo Cotrim.

O filme-documentário "As Casas Não Morrem", de Pedro Macedo, sobre "uma história que Manuel António Pina gostava de contar".

Neste dia, haverá ainda espaço para uma "Conversa entre Amigos", com os escritores Álvaro Magalhães, Germano Silva, João Luiz e Arnaldo Saraiva, será inaugurada a exposição "Os Livros", com obras e manuscritos de Manuel António Pina, e realizar-se-á uma mostra de teatro de estudantes, do Ensino Básico ao Ensino Superior, em homenagem ao autor.

O programa das jornadas internacionais termina na quarta-feira, dia 21 de novembro, na Galeria MIRA, com a leitura de textos e poemas do escritor.

As jornadas são promovidas pelo Instituto de Estudos da Literatura e Tradição da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, pelo Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, conta com o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, da Universidade do Porto, com o MIRA Fórum, a Escola Superior de Arte e Design e a Escola Artística de Soares dos Reis.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de