Património

Rainha D. Maria I pescou lá. Casa da Pesca, que é Monumento Nacional, está ao abandono

Monumento Nacional desde 1940, a Casa da Pesca, em Oeiras, é um exemplo particular da arquitetura de veraneio do século XVIII. A rainha D. Maria I chegou a pescar no lago da casa, que está agora em risco de ruína.

Do terraço do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, ao longe é possível avistar a Casa da Pesca. O edifício, visivelmente degradado, faz parte de um conjunto construído no século XVIII, que inclui também um jardim, uma cascata e um lago, onde em tempos terá pescado D. Maria I.

PUB

Para perceber do que se trata, só vendo fotografias . O espaço, atualmente propriedade da Estação Agronómica Nacional (Ministério da Agricultura), está vedado ao público. A TSF pediu autorização para visitá-lo, mas foi negada por questões de segurança.

Hoje, a Casa da Pesca está ao abandono - o teto de estuque trabalhado está a cair; os azulejos, degradados; a vegetação tomou conta do espaço; a cascata já não funciona; o lago foi esquecido.

Ao longo dos anos, foram vários os pedidos de cidadãos para recuperar o espaço, mas nenhuma intervenção foi feita. Agora, uma nova petição circula na Internet. "Salvar a Casa da Pesca" , é o apelo dirigido ao Presidente da Assembleia da República. Os signatários pedem que o Ministério da Agricultura avance com as obras de conservação e restauro deste núcleo e que garanta a preservação e a abertura ao público.

Ana Celeste Glória, uma das promotoras desta iniciativa, não se conforma com o estado da Casa da Pesca, monumento nacional desde 1940. É património de todos; tem de ser preservado, defende.

Ana, doutoranda em História de Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, quis mostrar-nos a importância do património que tem sido esquecido ao longo dos anos. Na impossibilidade de visitá-lo, trouxe fotografias e levou-nos ao terraço do Palácio Marquês de Pombal para que, pelo menos, o conseguíssemos ver ao longe e descobrir o que se está a perder.

  COMENTÁRIOS