Cinema

Assim nasce uma estrela... outra vez

Chega esta quinta-feira às salas de cinema "Assim Nasce Uma Estrela". É o primeiro filme realizado pelo ator Bradley Cooper, que também protagoniza ao lado da cantora Lady Gaga.

É a quarta vez que esta história de amor entre é contada no cinema. Antes de Bradley Cooper e Lady Gaga, outras três duplas protagonizaram filmes de sucesso. Em 1937, Janet Gaynor tentava ser atriz em Hollywood quando se apaixona pelo ator de sucesso, mas com tendências autodestrutivas, interpretado por Frederic March. Depois do casamento, ela torna-se cada vez mais conhecida, enquanto a carreira dele segue um caminho descendente. O filme, realizado por William Wellman, ganhou o Óscar de Melhor Argumento Original e foi nomeado para mais seis, incluindo Melhor Realizador, Ator, Atriz e Melhor Filme.

Em 1954, a história repetiu-se no universo de Hollywood, desta vez em formato musical realizador por George Cukor. Agora, Judy Garland era a aspirante a atriz e James Mason o ator consagrado em declínio. A Academia voltou a render-se e o filme recebeu seis nomeações ao Óscar, entre as quais Melhor Atriz, Ator ou Melhor Canção - "The Man That Got Away".

Ao terceiro filme, a narrativa manteve-se, mas mudou do universo do cinema para a música. Em 1976, as estrelas foram Barbra Streisand e Kris Kristofferson, num filme que não impressionou os críticos da altura, mas que recebeu quatro nomeações ao Óscar. Acabaria por vencer o de Melhor Canção para "Evergreen".

Passados 42 anos, chega aos cinemas um novo remake, mais uma vez com a história a passar-se no mundo da música. O filme esteve para ser realizado por Clint Eastwood, com Beyoncé e Leonardo DiCaprio ou Christian Bale como protagonistas, mas quem acabou por ficar com o projeto foi Bradley Cooper, que se estreia como realizador. O ator assina também o argumento e aprendeu a cantar, a tocar guitarra e piano.

Para estrela em ascensão, Bradley Cooper foi buscar Lady Gaga que protagoniza um filme pela primeira vez, apesar de já ter vencido um Globo de Ouro de Melhor Atriz em Telefilme ou Minissérie por "American Horror Story: Hotel".

Agora já se ouvem rumores de nomeações para os Óscares: Melhor Realizador e Ator para Bradley Cooper, e Melhor Atriz e Melhor Canção ("Shallow") para Lady Gaga.

  COMENTÁRIOS