Cultura

Berlim transforma-se na cidade do cinema

A 68.ª edição da Berlinale - Festival Internacional de Cinema começa esta quinta-feira e traz o Cinema à capital alemã durante dez dias.

Barreiras montadas, passadeira vermelha estendida, algumas câmaras e até já há luzes. A ação espera-se mais logo, com a exibição do primeiro de quase 400 filmes.

Berlim é por estes dias "uma cidade virada para o cinema", sublinha Reinaldo Pinto Almeida. "Fica uma cidade mais viva, mais internacional", afirma o realizador português a viver há dez anos na capital alemã, "é uma cidade boa para fazer cinema, onde muita gente já faz cinema, o que cria uma comunidade bastante grande e internacional, e isso ajuda bastante".

O realizador de "Das Apartment", série com duas temporadas emitida pela Spiegel TV, confessa ainda não ter escolhido o que vai ver mas acredita "ser uma boa oportunidade para assistir a filmes menos conhecidos". "O especial da Berlinale é poder ver filmes que poderão não encontrar distribuição, independentes ou de países fora do circuito".

Como editor, Reinaldo Pinto Almeida teve um filme em competição na última edição da Berlinale, "Helle Nächte/ Bright Nights", que venceu um urso de prata para melhor ator.