Aga Khan em Portugal

Exposição no Parlamento revela virtudes ensinadas a jovens príncipes

Obras-primas do Museu Aga Khan estarão em Lisboa até setembro.

É inaugurada esta terça-feira, no Parlamento, mais precisamente no Salão Nobre do Palácio de São Bento, a exposição "Ideais de liderança: obras-primas das coleções do Museu Aga Khan".

A exposição que estará patente de 12 de julho e 14 de setembro traz a Portugal 17 peças, 13 delas ilustrações de livros, que habitualmente se podem encontrar naquele museu em Toronto, no Canadá.

Luís Monreal, Diretor-Geral do Fundo Aga Khan para a Cultura, explica que a exposição serve para assinalar a visita do líder da comunidade ismaelita para comemorar o seu jubileu e mostra importantes trabalhos artísticos de várias regiões do mundo islâmico, nomeadamente o Irão medieval e o império Mogol indiano.

O responsável adianta que grande parte desta exposição pode ser hoje identificada, de forma simples, como miniaturas, mas são importantes ilustrações de livros dos séculos XV, XVI e XVII que mostram as virtudes ensinadas a jovens príncipes para os preparar para o difícil papel de serem alguém que vai tomar decisões difíceis.

  COMENTÁRIOS