Cultura

iTMOI, In The Mind of Igor, entrar na cabeça de Stravinsky pela cabeça de Akram

iTMOI, In The Mind Of Igor, do coreógrafo Akram Khan, estreia-se esta noite pela Companhia Nacional de Bailado, a partir da Sagração da Primavera de Igor Stravinsky, sacrificar-se em vez da virgem.

Igor, é Igor Stravinsky, e o coreógrafo quer entrar na cabeça de Stravinsky quando apresentou a Sagração da Primavera. Apresentou-se ao sacrifício da própria carreira em vez da virgem que ia ser sacrificada na peça. Lourenço Ferreira é um dos bailarinos da frente deste espetáculo e fala neste ponto da iTMOI in the Mind of Igor.

Este é o sacrifício supremo de Stravinsky. Na cabeça de Akram Khan, a dança, tem hoje muitas danças, muitos mundos, mas o bailarino Lourenço Ferreira diz que há muito de novo nesta peça. Para criar o som da peça, o coreógrafo socorre-se de três compositores, todos diferentes, para criar vários momentos, Nitin Sawhney, Jocelyn Pook e Ben Frost . Entrar na cabeça de Stravinsky como se pudéssemos entrar na cabeça do coreógrafo, é sabido a imaginação é muito selvagem e pode não obedecer a regras.

iTMOI, In The Mind Of Igor, do coreógrafo Akram Khan, pela Companhia Nacional de Bailado, estreia-se esta noite de quinta-feira no Teatro Camões, no Parque das Nações, em Lisboa, depois das 21h e a 9,10 e 11 de março estará no Teatro Rivoli, no Porto.

  COMENTÁRIOS