Cultura

Museu da Presidência vence Prémio que quer eliminar barreira no acesso à cultura

O Museu da Presidência é o vencedor do Prémio Acesso Cultura - Linguagem simples 2018. Uma iniciativa que pretende distinguir instituições que ajudam a quebrar barreiras no acesso à cultura.

A Acesso Cultura é uma associação sem fins lucrativos e considera que um dos principais obstáculos do acesso dos cidadãos à cultura é a linguagem usada por quem trabalha nesta área. "Uma linguagem adequada para os pares, mas incompreendida para os não especialistas, que são a maioria das pessoas que visitam museus, exposições ou que assistem a espetáculos de todos os géneros".

Maria Vlachou, diretora executiva da Acesso Cultura, explica à TSF que "entre as principais barreiras a linguagem aparece em primeiro lugar, cria barreiras no primeiro contacto. Por exemplo, num folheto, website, textos nas paredes de exposições, etc."

O Prémio Acesso Cultura - Linguagem Simples 2018 foi atribuído ao Museu da Presidência da República, ao texto do painel de introdução da exposição: "Boa viagem, Senhor Presidente! De Lisboa até à Guerra. 100 anos da primeira visita de Estado". O júri sublinha que "o texto não deixa margem para dúvidas quanto ao que vai ser visto e ao porquê do tema escolhido". Foi ainda atribuída uma menção honrosa à Formas Efémeras, Unipessoal Lda., do Fundão, com um texto sobre a exposição "Casa de Bombo de Lavacolhos".

Em 2017 o Teatro Municipal Maria Matos foi o vencedor, com o texto do espetáculo "A Caminhada dos Elefantes".

  COMENTÁRIOS