"Nunca o cinema político foi tão urgente no Brasil e no Mundo"

A opinião é de Maria Augusta Ramos, a autora do documentário "O Processo", filme rodado nos bastidores do julgamento político de Dilma Roussef e selecionado para o festival Indie Lisboa.

Na capital portuguesa, a cineasta brasileira Maria Augusta Ramos falou à TSF sobre um filme que recebeu, de forma não inocente, o nome de um romance de Kafka e conta histórias de traição e ódio num país "profundamente dividido".

"A maior característica desse processo de impeachment da 'presidenta' Dilma foi esse elemento kafkiano surreal, que eu quis trazer à tona", conta a realizadora de "O Processo", que está absolutamente convencida de que a destituição de Dilma Roussef resultou de um golpe, que continua com o processo de Lula da Silva.

A cineasta, que teve acesso aos bastidores do julgamento político de Dilma através da defesa da então presidente do Brasil, diz que os brasileiros vivem "num país polarizado". "Os dois campos não não dialogam. A direita tem ódio da esquerda e, nas próprias famílias, as pessoas não se entendem".

"Condenar um Presidente da República que tem uma popularidade enorme, um líder que fez grandes mudanças no sentido positivo... Você condenar um presidente como Lula, que é um gigante político, sem provas, é muito sério", defende Maria Augusta Ramos.

A realizadora espera que o documentário, que fez "com muita garra" e que agora traz a Lisboa, se transforme num "documento histórico fundamental".

Maria Augusta Ramos acredita que não são só os brasileiros que estão a viver momentos difíceis. "Vivemos num mundo globalizado e muitas pessoas que vivem fora do Brasil reconhecem nos seus políticos o que veem no filme. A gente está vivendo uma era em que tem Trump como presidente dos Estados Unidos!", exclama.

Premiado em Berlim e na Suíça, "O Processo" de Maria Augusta Ramos foi selecionado para o Indie Lisboa e vai estar dia 6 de maio, pelas 19h00, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, em Lisboa, depois de uma primeira sessão com sala cheia.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de