Cinema

Sete filmes para conhecer o novo cinema israelita

Começa esta quinta-feira a 11ª edição dos Dias do Cinema Israelita no Cinema City Alvalade, em Lisboa. A TSF conversou com o diretor geral Eyal Edery, que presta homenagem ao pai, falecido em abril.

Nestes Dias do Cinema Israelita vão ser exibidos sete filmes, do drama à animação. Uma pluralidade que é um reflexo da própria evolução da indústria cinematográfica de Israel, garante o diretor geral do Cinema City em Portugal, responsável pela organização do ciclo em parceria com a Embaixada de Israel em Portugal.

Eyal Edery lembra que há alguns anos os filmes israelitas focavam-se essencialmente na política, mas atualmente conta mais histórias humanas, que vão do drama à comédia. Com estes dias, Eyal Edery quer dar a conhecer os melhores filmes do país, mas também mostrar ao público português que Israel não é apenas o que se vê nas notícias.

O filme de abertura é "The Other Story", de Avi Nesher, e tem como protagonistas duas jovens rebeldes que inesperadamente cruzam os seus caminhos nas ruas de Jerusalém. Um filme que já marcou presença no Festival de Toronto e abriu o Festival de Haifa.

Este ano, pela primeira vez, vai ser exibido um filme de animação. "The Legend of King Salomon", de Albert Hanan Kaminski, conta a história de um triângulo amoroso entre o rei Salomão, a rainha de Sabá e a princesa Naama, que juntos conseguem superar uma tentativa assustadora do demónio Asmodeus, rei de todo o mal, de tomar Jerusalém e depois o resto do mundo.

Vão estar ainda em exibição "Shelter", de Eran Riklis, "Doubtful", de Eliran Elya, "Scaffoling", de Matan Yair, "Montana", de Limor Shmila, e "Madam Yankelova's Fine Literature Club", de Guilhad Emilio Schenker.

Esta edição do ciclo é especial para Eyal Edery porque homenageia o pai que morreu em abril deste ano. Há 11 anos foi Elon Edery que lançou a iniciativa para mostrar o cinema de Israel ao público português. 11 edições depois, o filho mantém vivo o legado. Num futuro, quem sabe próximo, Eyal Edery espera conseguir inverter os caminhos do festival e levar os dias do cinema português a Israel.

A 11ª edição dos Dias do Cinema Israelita - Tributo a Elon Edery decorre até 17 de outubro.

  COMENTÁRIOS