Cultura

Uma onda MAAT sobre o rio

Lisboa vai ter um novo museu. O MAAT, Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, junto a Belém, ainda está em fase de acabamento, mas abre oficialmente amanhã. A festa é a 5 de outubro.

O novo museu, pertença da Fundação EDP, fica ao lado do Museu da Eletricidade, junto a Belém. Esta segunda-feira, os jornalistas foram convocados para uma visita guiada à instituição. Uma visita guiada que começou no Tejo, de barco para olhar para aquela onda branca, na margem do rio, com uma enorme escadaria, e escamas de porcelana a cobrir todo o edifício branco, uma varanda sobre o Tejo para um lado e um enorme terraço da cidade para outro.

Um dos guias da visita foi o presidente do conselho de administração executivo da EDP António Mexia que quer que o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, seja um dos pontos centrais da cidade e um lugar privilegiado da arte contemporânea no mundo, um museu que pretende ligar três disciplinas que não se dissociam.

Entre as salas que podem ser visitadas, destaque para um parque fechado com o som do mar e do rio como pano de fundo, com bolas de pilates e grande livros de alcatifa. Um local onde é tudo para desarrumar e onde as portas abrem de sete em sete minutos.

Ainda para ver na abertura do MAAT, "The World of Charles and Ray Eames" e ainda a "Forma da Forma", exposições que arrancam já num museu que abre amanhã as portas ao público, mas só estará completo no final de março.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.