Cultura

Youtube "prende" utilizadores a anúncios de 6 segundos

Quer queira quer não quando pretender ver um vídeo no Youtube vai ter de "levar" com o anúncio que o antecede...até ao fim. A boa noticia é que ele não terá mais de seis segundos.

Até agora era possível entrar num vídeo do Youtube diretamente ou então clicar em "saltar" ou "avançar" a publicidade para ter acesso ao mesmo. A partir de agora não terá essa opção, mas apenas para os primeiros anúncios que aparecem, e que terão a duração de 6 segundos. Esses não terão a hipótese de serem "ignorados".

PUB

Chamam-se "bumper ad" ou seja "anúncio adesivo", e fonte oficial da Google em Portugal sublinhou à TSF que se trata de "um novo formato de anúncio e será acrescentado aos já existentes - não irá substituir nenhum dos formatos existentes."

A mudança na politica de publicidade foi anunciada esta quarta-feira pela plataforma. A ideia surgiu com o objetivo de adaptar as publicidades aos consumidores de conteúdo em smartphones, que geralmente assistem a gravações curtas.

Vamos a exemplos: A Audi é uma das marcas que tem vindo a testar a eficácia dos anúncios. Para televisão a marca alemã aposta num anúncio de longa duração (45 segundos).

Para os consumidores de conteúdo em smartphones, os 45 segundos deste vídeo são "uma infinidade" e por isso a Audi apostou no "bumper ad".

Para os anunciantes, a opção dada aos consumidores (skip ad ou saltar anuncio) não era também atrativa porque poucos eram os utilizadores que viam o anúncio, por vezes longo, até ao fim e por isso a função de "promover a venda de algo" ficava comprometida.

Com o adeus ao "skip ad" ou ao "saltar anúncio", nestes formatos, a questão parece estar ultrapassada.