Lisboa vista pelos olhos dos "urban sketchers"

O livro "Lisboa por Urban Sketchers", que reúne mais de 120 imagens da capital portuguesa pelos olhos de 45 desenhadores urbanos, é apresentado na sexta-feira no Museu da Marinha.

O livro, editado pela Zest, mostra "uma Lisboa a vários olhos, refletindo (...) perceções diferentes, experiências e formas distintas de exprimir o que cada um sente", lê-se no preâmbulo.

Os "urban sketchers" (desenhadores urbanos) assumem-se como desenhadores que registam, de forma realista, em diários gráficos, aquilo que observam nos locais onde vivem ou para onde viajam, partilhando os seus trabalhos através da Internet ou em encontros ocasionais.

No livro participaram 45 desenhadores, dos cerca de 400 que publicam desenhos no blogue do Urban Sketchers Portugal, que tem atualmente quase 120 sócios. O conceito do livro "é ter desenhos de Lisboa que não sejam o 'postal típico".

"Daí que o pedido foi no sentido de mostrar a Lisboa vista pelos lisboetas - lugares improváveis, hábitos, pessoas, etc. (mas também a Lisboa maravilhosa que nos encanta tanto como aos turistas, claro!). Alguns desenhos foram feitos propositadamente, mas outros estavam já feitos sem se pensar que iam ser editados", disse à Lusa o presidente da Urban Sketchers Portugal, Mário Linhares.

O grupo português "surgiu em 2009, sendo o primeiro depois do internacional (que surgiu em 2008), tendo como principal objetivo colocar mais pessoas a desenhar e a partilhar online os seus desenhos".

"Não fazemos seleção de pessoas pela idade ou qualidade. Todos os que se interessarem por registar o seu dia-a-dia em cadernos e queiram publicar os seus desenhos no nosso blogue são bem-vindos", referiu Mário Linhares.

Os desenhadores portugueses encontram-se "regularmente para desenhar ao fim de semana". "Neste momento, recebemos imensas solicitações, pelo que, praticamente, todos os fins de semana existem encontros organizados. Inicialmente, havia um encontro por mês marcado por nós, mas agora é raro conseguirmos marcar um encontro por iniciativa nossa, estamos sempre a responder a convites", contou Mário Linhares.

O livro foi dividido por zonas, havendo desenhos de Lisboa Ocidental, do Bairro Alto, da Baixa, da Cidade Antiga, dos Limites da Cidade, das Avenidas Novas e da Lisboa Oriental.

"Lisboa por Urban Sketchers" é apresentado na sexta-feira, às 18:00, no Museu da Marinha, onde será possível visitar-se também uma exposição de desenhos daquele museu elaborados no âmbito do lançamento do livro.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de