Mosaico romano do Museu de Faro é Tesouro Nacional

Tem mais de nove metros de comprimento e cerca de três e meio de largura.

É uma enorme peça que ocupa uma sala inteira do Museu Municipal de Faro. Foi descoberto em 1926 mais retirado do local apenas na década de 70.

"Trata-se de uma peça extraordinária e nós tínhamos noção de que era uma das referências do período romano em Portugal", salienta Marco Lopes, diretor do Museu Municipal de Faro.

Quando nos anos 70 do século passado se começou a fazer um prédio junto à estação ferroviária de Faro pôs-se a descoberto o mosaico do Deus Oceano e percebeu-se a dimensão do que estava debaixo da terra.

O mosaico foi transportado, recuperado com a ajuda de mecenas e está no chão numa única sala do Museu. A circundar toda a peça há uma passagem elevada para que os visitantes a possam apreciar de cima.

No centro do mosaico está o Deus Oceano com um farta cabelo de onde saem motivos marítimos, a decoração é feita com motivos florais que não se repetem e em baixo tem o nome das famílias que o mandaram realizar.

Esta bonita peça remonta aos séculos II ou III D.C. e foi encomendada por mecenas, julga-se que mercadores abastados ligados à área das pescas no Algarve e em Marrocos.

Era a Época romana em que a cidade de Ossónoba,hoje Faro, tinha grande pujança comercial na área das pescas." Nesta altura era uma cidade em expansão urbana, em grande desenvolvimento comercial, perfeitamente organizada do ponto de vista político, social e religioso", esclarece o diretor do Museu Muicipal de Faro.

Não foi fácil para o Museu e a câmara de Faro conseguirem a classificação deste enorme mosaico tão trabalhado e com várias cores como Tesouro Nacional.

O processo, lembra Marco Lopes, andou desde 2015 de gabinete para gabinete no Ministerio da Cultura. É uma vitória que " tem um sabor especial ", conclui.

Agora, o Museu Municipal de Faro espera que este peça única traga mais visitantes para que possam observar este novo Tesouro Nacional.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados