Dinamite: a música de Dina "rebentou" no Porto

Dina encerra 40 anos de carreira no São Luiz em Lisboa, e no Rivoli no Porto.

"Não é uma despedida, é o fechar de um ciclo" afirma Dina após uma calorosa ovação.

Juntou-se, no passado dia 24, no Rivoli, uma audiência composta por várias gerações na celebração dos quase 40 anos de carreira da cantora/compositora.

"Dinamite", o espectáculo idealizado por Gonçalo Tocha, contou com o espirituoso contributo de uma lista considerável de artistas da pop portuguesa, Ana Bacalhau, B Fachada, Best Youth, Da Chick, D'Alva, Márcia, Mitó, Samuel Úria e Tochapestana, acompanhados na banda por Manuel Dordio, David Pires, David Santos e João Gil.

O primeiro contacto surgiu na colaboração com Dina na versão de Tochapestana de um dos seus primeiros hits, Pássaro Doido. Após o arrebatamento inicial, Tocha decidiu estender a homenagem em forma de espetáculo, preparado durante um ano e meio. Encontro festivo e vibrante, onde pudemos ouvir na íntegra o álbum de 1982 "Dinamite", bem como outras canções conhecidas do grande público, pautado por registos do arquivo da RTP.

Rever Dina, jovem, formosa, em várias participações na televisão, como o singelo teledisco "Papagaio" foi verdadeiramente enternecedor. E ainda mais enternecedor foi quando Dina falou abertamente do seu problema, em palco. Sofre há uns anos de uma fibrose pulmonar que lhe dificulta severamente a respiração, e não lhe permite cantar. Ainda assim, presenteou-nos com a sua voz numas quantas canções. "A espontaneidade é reflexo da afetividade", disse numa das subidas a palco.

A música da Dina esteve sempre entre nós, adormecida. Recorda com algum desânimo a má gestão da sua carreira, nomeadamente a seleção do tema "Gosto do teu gosto" para o festival da canção que acabou por lançar na obscuridade um magnífico álbum bomba, o estreante Dinamite.

Desde a vitória no Festival RTP da Canção em 1992 com "Amor de água fresca" até às composições para televisão, uma vasta obra segue intacta, por descobrir. Fica o convite.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de