Desde 2012, o Jazz tem o seu Dia Mundial celebrado a 30 de Abril e, este ano e pela primeira vez, Guimarães está na rota das celebrações oficiais, sendo uma das 195 cidades que comemoram este dia nascido do desejo conjunto da UNESCO e do Thelonious Monk Institut.
Com sonorização de Herlander Rui, Mário Dias à conversa com César Machado, presidente da Associação Convívio, responsável pelo Dia Mundial do Jazz em Guimarães.
Organizado na cidade minhota pela Associação Convívio, o Dia Mundial do Jazz começa esta sexta-feira, na sede da Associação, com a exibição do documentário "Uma História de Jazz" (que tem o Festival de Jazz de Guimarães como tema), havendo depois Jazz dançante até às tantas, numa demonstração de que também o Jazz é dançável.
Já no Dia Mundial do Jazz, no sábado, as iniciativas começam em Pevidém, com um quarteto a visitar as aulas da banda filarmónica local, com o intuito de incutir o bichinho do Jazz.
À tarde, de regresso a Guimarães, pelo Largo João Franco (entre as três e as seis e meia) e pelas arcadas da Praça da Oliveira (entre as três e meia e as cinco e meia), passam os Combos da Escola de Jazz da Associação Convívio e da Escola de Jazz de Braga e a Bandstand Blues Band, também da Associação Convívio.
Mas o Jazz vai continuar a correr, noite dentro, inundando o centro histórico de Guimarães (declarado pela UNESCO, em 2001, Património Cultural da Humanidade). No Largo João Franco, vai estar o Combo da Escola de jazz do Porto e, no Largo da Oliveira, vão estar o João Santos Trio, a Let"s Groove Big Band e a Mat Brass Band, em concertos que vão ser transmitidos em "live stream" para as 195 cidades onde se assinala o Dia Mundial do Jazz.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Paralelamente, entre as três da tarde e as oito da noite, decorre na Associação Convívio a Feira do Livro e do Disco de Jazz.
Contas feitas, duas noites e um dia por onde vão passar cerca de oitenta músicos, muitos deles a juntarem-se depois (a partir da meia noite e meia de sábado) numa jam session na sede da Associação Convívio.