Cultura

Sandro Norton em Lisboa, Porto e Coimbra com Gary Burton como convidado

Depois dos anunciados concertos de maio passado terem sido cancelados, o guitarrista Sandro Norton leva agora palco o primeiro disco de uma trilogia que terá sequência discográfica no final deste ano.

Por motivos de saúde do vibrafonista norte-americano Gary Burton, os concertos inicialmente agendados para maio foram transferidos para este mês de outubro. Este sábado no Centro Cultural de Belém, no próximo dia 12 no Coliseu do Porto e a 20 no Convento de São Francisco em Coimbra, o guitarrista portuense Sandro Norton tem outros convidados de peso para além de Gary Burton: nos mesmos palcos, vão estar Maria João, Mário Barreiros e Pedro Abrunhosa, todos eles a constituírem mais valias nesta apresentação de "Flying High... At The Heart Of It", um disco que, antes de ser editado, foi apresentado, ao vivo, no Porto, a 8 de Março de 2014.

Gravado com um octeto, "Flying High... At The Heart Of It" é agora levado a palco com uma formação diferente (um quinteto), apostada em dar corpo a música que, não se podendo catalogar de Jazz, no sentido restrito do termo, passa muito por aí, apelando também a outras vivências e convivências sonoras, frutos das viagens de que Sandro Norton foi protagonista e do que nelas bebeu sonoramente.

Com a guitarra (por vezes percussiva) de Sandro Norton, a harmónica, acordeão e violino de Luis Trigo, o piano de João Salsedo, o contrabaixo de Carlos Barretto, a bateria de Mário Barreiros e um sexto elemento ("outsider") que é o vibrafonista Gary Burton, "Flying High... At The Heart Of It", o disco, tem nestes concertos de Lisboa, Porto e Coimbra, a liberdade da prestação "ao vivo" onde, por muita pauta que exista, há sempre a tendência para a fuga (saudável) da improvisação aqui e ali.

Mas como tudo isto são meras hipóteses, o melhor mesmo é ir confirmar o que aqui foi escrito, este sábado no CCB, no dia 12 no Coliseu do Porto ou no dia 20 em Coimbra, no Convento de São Francisco.