Tudo começou com o primeiro disco dos Nice Weather For Ducks. É esse álbum que serve para assinalar a data de nascimento da editora de Leiria. Depois, e ao longo de cinco anos, foram surgindo outros lançamentos como os First Breath After Coma ou Surma.
O fundador da editora é Hugo Ferreira que, em entrevista à TSF, admitiu que optou por trabalhar apenas com bandas da cidade porque em Leiria não só há qualidade musical, mas também porque é mais conveniente trabalhar com quem está perto.
Resultado disso é, por exemplo, um tema comemorativo lançado esta semana e que foi criado por elementos de três projetos da editora, Nice Weather For Ducks, Surma e Few Fingers.
Em cinco anos, a Omnichord Records lançou 15 discos e promete mais até ao final de 2017. Entre eles estarão cinco vinis que ajudam a comemorar o quinto aniversário da editora. Em abril - por ocasião do Record Store Day - vai ser posta à venda uma edição especial com cinco discos em vinil, limitada a 150 exemplares, com design inspirado nos discos de ouro que seguem a bordo das sondas Voyager.
Um dos objetivos é a autonomia financeira, diz Hugo Ferreira, que acredita estar a constituir "um ecossistema rentável, que permita criar uma comunidade que trabalhe e viva da cultura". "Para lá caminhamos. Há outras formas de impulsionar projetos e trazer-nos um retorno imediato. Mas temos caminhado pé ante pé, com passos seguros e focando-nos no que é importante: as pessoas. Se continuarmos a trabalhar da mesma forma, há muita gente criativa que pode passar a viver da música e daquilo que faz, no seio da Omnichord".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias