"O ensino das artes devia ter um lugar central e digno na sociedade"

Tiago Rodrigues, diretor do Teatro Nacional Dona Maria II, fala sobre o estado atual do ensino de teatro em Portugal, no dia em que as escolas de teatro se juntam em Lisboa.

O Teatro Nacional D. Maria II recebe esta terça-feira o II.º Encontro Nacional de Escolas do Teatro. "Procurar soluções, construir pontes" é o principal objetivo deste encontro. Em debate, três pontos essenciais: o ensino artístico e profissional do teatro; o ensino superior de teatro público e privado e o ensino do teatro visto pela profissão.

O diretor do Teatro Nacional, Tiago Rodrigues, explica à TSF que um dos maiores problemas do ensino do teatro continua a ser a falta de dinheiro, mas há outras questões importantes, como a abertura dos institutos politécnicos para receber um grande número de alunos para permitir o financiamento do curso, o que acaba por comprometer a qualidade do ensino.

Nesta segunda edição, o ator André Loubet e o encenador Jorge Silva Melo vão conversar ao fim da tarde sobre o modo como a profissão olha para o ensino do teatro. Tiago Rodrigues considera que atualmente os profissionais e as companhias estão mais próximos do ensino, mas ainda há "grandes desadequações".

"Muitas vezes a grande questão nem é a incerteza ou a falta de meios - é a falta de dignidade, a falta de respeito", defende, salientando que "o teatro, as artes e o ensino das artes deviam ter um lugar central e digno na sociedade".

Apesar de reconhecer alguma incerteza no ensino do teatro, Tiago Rodrigues prefere salientar a esperança. "O território do teatro é combativo, imaginativo e, portanto, capaz de ultrapassar obstáculos ainda desconhecidos".

Em entrevista na Manhã TSF, Tiago Rodrigues aponta ainda uma "desorganização crónica" na comunidade teatral, consequência de estar sempre no limbo, a tentar sobreviver. Este encontro é um dos exemplos das iniciativas que tentam inverter esta tendência, promovendo um diálogo e um espaço de debate.

Deste encontro, sairá um documento com as principais conclusões e reflexões. Um instrumento para continuar a pensar o ensino do teatro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de