O rato mais famoso do mundo faz 90 anos

A 18 de novembro de 1928, aparecia no ecrã um pequeno rato criado por Walt Disney. Na época, poucos podiam adivinhar que se tornaria o símbolo de um império e um dos personagens mais famosos do mundo.

O rato Mickey nasceu por mero acaso. Nos anos 1920, a estrela de Walt Disney era um coelho sortudo chamado Oswald, mas direitos de autor obrigaram-no a criar outro personagem. Nascia Mortimer, o rato. Um nome que a mulher de Walt Disney achou demasiado pomposo, sugerindo Mickey.

Mickey chegaria ao cinema em novembro de 1928, no Colony Theatre, em Nova Iorque, Estados Unidos, com a curta-metragem "Steamboat Willie". Um sucesso com ingredientes simples: um barco, um rato, o vilão Bafo-de-Onça e um assobio.

E quando o cinema sonoro dava os primeiros passos, o público ouviu, pela primeira voz, a voz de Mickey em 1929. Uma voz de falsete, que era afinal o próprio Walt Disney. As primeiras palavras? "Hot dog, hot dog!".

Em 1932, Disney recebeu um Óscar honorário pela criação do personagem, que nos anos 50 chegaria à televisão. Nessa altura era já o símbolo da Disney e um ícone da cultura pop norte-americana. Quando celebrou 50 anos, foi o primeiro desenho animado a ganhar uma estrela no Passeio da Fama em Hollywood.

O nome completo de Mickey é Michael Theodore Mouse. Walt Disney dizia que era o amor da sua vida e fazia questão de lembrar que tudo o que tinha começou com um rato.

Um pouco por todo o mundo, o aniversário de Mickey vai ser assinalado. Em Nova Iorque, por exemplo, a Disney celebra a data com uma grande exposição que é possível ver até 10 de fevereiro de 2019.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de