- Comentar
O rato Mickey nasceu por mero acaso. Nos anos 1920, a estrela de Walt Disney era um coelho sortudo chamado Oswald, mas direitos de autor obrigaram-no a criar outro personagem. Nascia Mortimer, o rato. Um nome que a mulher de Walt Disney achou demasiado pomposo, sugerindo Mickey.
Relacionados
Oswald antes de Mickey. Encontrado um dos filmes mais antigos da Disney
"Oh boy!" As imagens dos 90 anos do Mickey, que está mais jovem do que nunca
A jornalista Cláudia Arsénio recorda como nasceu o rato mais famoso do mundo da animação. Com sonorização de André Tenente
Mickey chegaria ao cinema em novembro de 1928, no Colony Theatre, em Nova Iorque, Estados Unidos, com a curta-metragem "Steamboat Willie". Um sucesso com ingredientes simples: um barco, um rato, o vilão Bafo-de-Onça e um assobio.
E quando o cinema sonoro dava os primeiros passos, o público ouviu, pela primeira voz, a voz de Mickey em 1929. Uma voz de falsete, que era afinal o próprio Walt Disney. As primeiras palavras? "Hot dog, hot dog!".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Em 1932, Disney recebeu um Óscar honorário pela criação do personagem, que nos anos 50 chegaria à televisão. Nessa altura era já o símbolo da Disney e um ícone da cultura pop norte-americana. Quando celebrou 50 anos, foi o primeiro desenho animado a ganhar uma estrela no Passeio da Fama em Hollywood.
O nome completo de Mickey é Michael Theodore Mouse. Walt Disney dizia que era o amor da sua vida e fazia questão de lembrar que tudo o que tinha começou com um rato.
Um pouco por todo o mundo, o aniversário de Mickey vai ser assinalado. Em Nova Iorque, por exemplo, a Disney celebra a data com uma grande exposição que é possível ver até 10 de fevereiro de 2019.