Fim da Jovem Orquestra Portuguesa pode estar próximo

O maestro Pedro Carneiro admite que, se não receber verbas, a Jovem Orquestra Portuguesa pode acabar.

No Fórum TSF, Pedro Carneiro, diretor artístico e cofundador da Orquestra de Câmara Portuguesa (da qual faz parte a Jovem Orquestra Portuguesa), afirmou ter confiança no ministro, Luís Filipe de Castro Mendes, e no secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado.

O maestro diz ainda acreditar que o projeto será viabilizado, uma vez que a estrutura já recorreu da decisão do Estado. "Continuo a acreditar que existe esperança", disse Pedro Carneiro.

Se a verba não chegar, a Jovem Orquestra Portuguesa pode deixar de representar Portugal na Europa, pela Federação Europeia das Orquestras Juvenis.

"Neste momento, é a única orquestra de jovens da União Europeia que não tem apoio do Estado. E Portugal arrisca-se também a ser o único país da Europa que não tem uma orquestra nacional de jovens", alertou Pedro Carneiro.

O maestro recorda que aguarda por uma resposta do Governo ao plano que lhe foi apresentado pela Jovem Orquestra Portuguesa: "Nós preparámos um reflexo de 11 anos de trabalho, um dossiê que foi entregue ao secretário de Estado da Cultura. É uma proposta de apoio interministerial, que foi entregue em maio de 2016".

Esta terça-feira, em entrevista ao Diário de Notícias, Pedro Carneiro lamentava a exclusão da Orquestra da Câmara Portuguesa das estruturas que receberão o apoio do Estado nos próximos quatro anos. "Há dois anos, no concurso [ao Programa de Apoio Sustentado] da DGArtes ficámos em primeiro lugar, agora ficamos cinco lugares depois da última entidade que recebeu apoio", disse o maestro.

Se o recurso não reverter a situação, as duas orquestras "vão ter acabar" e, "senão acontecer um milagre", a Jovem Orquestra Portuguesa tocará o seu último concerto, a 21 de abril, nos Dias da Música do Centro Cultural de Belém, depois de ter cancelado a digressão internacional que iria passar pela China no verão.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de