Prémio Vasco Graça Moura anunciado para 2016

O Prémio Vasco Graça Moura, que visa distinguir, anualmente, uma personalidade que se tenha evidenciado na área da Cidadania Cultural, vai ser entregue pela primeira vez a 03 de janeiro.

A organização do Prémio, a sociedade Estoril Sol, em parceria com a Editora Babel, tem o valor pecuniário de 40 mil euros, e o primeiro distinguido "será conhecido a 03 de janeiro de 2016, coincidente com o dia do aniversário do homenageado".

Os organizadores adiantam que "o Prémio Vasco Graça Moura é reservado a uma personalidade de nacionalidade portuguesa, que se tenha notabilizado por um conjunto de obras ou por uma obra original e inovadora de excecional valia para a cidadania cultural do país".

De acordo com o regulamento, o Prémio poderá ser atribuído a um escritor, ensaísta, poeta, jornalista, tradutor ou produtor cultural que, ao longo da carreira, tenha contribuído para "dignificar e projetar no espaço público o setor a que pertença".

Guilherme d'Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura, preside ao júri, cuja base é comum ao dos Prémios Literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, ao qual presidiu Vasco Graça Moura.

Formam ainda o júri, José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa de Críticos Literários, Maria Carlos Loureiro, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual e, ainda, Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, pela Estoril Sol.

Poeta, ensaísta, romancista, dramaturgo, cronista e tradutor, Vasco Graça Moura morreu aos 72 anos, no dia 27 de abril de 2014. Graça Moura desempenhava as funções de presidente do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, desde janeiro de 2012.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de