Teatro e ópera encontram-se para contar a morte de 16 carmelitas e falar do medo

O documentário de Catarina Neves é apresentado esta quinta-feira no MUVI - Festival Internacional de Música no Cinema. A realizadora foi convidada de Fernando Alves na Manhã TSF.

"Diálogos - Ou como o teatro e a ópera se encontram para contar a morte de 16 carmelitas e falar do medo" foi filmado durante os ensaios e na ida a cena da ópera "Diálogos das Carmelitas" no Teatro São Carlos em fevereiro do ano passado.

O documentário marca o regresso ao trabalho de Luís Miguel Cintra, que surge a guiar os cantores líricos, a definir gestos e movimentos, lado a lado com o maestro João Paulo Santos.

Catarina Neves, jornalista e realizadora deste documentário (o sexto), explica que esta ópera, "Diálogos das Carmelitas", reflete sobre "o medo, as relações, o sacrifício, o martírio, a vida, o que nos traz aqui", mas também as razões que levam Luís Miguel Cintra a querer todos os dias continuar a estar ligado ao teatro e à criação, mesmo depois de ter anunciado o afastamento.

Em "Diálogos", o documentário, espreitamos os ensaios, os aquecimentos de voz, as indicações do encenador, as correções do maestro, a tensão do palco. Um contributo para o que Catarina Neves chama "arqueologia da atividade performativa".

"Acho essencial para quem daqui a 50 ou cem anos quiser perceber o que é que movimentava a sociedade portuguesa na criação", afirma.

"Diálogos - Ou como o teatro e a ópera se encontram para contar a morte de 16 carmelitas e falar do medo", de Catarina Neves, estreou no Doclisboa no mês passado e venceu o Prémio do Público para Melhor Filme Português no festival que inclui a compra dos direitos televisivos para Portugal pela RTP.

O documentário passa esta quinta-feira, às 21h15, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Toda a programação do MUVI, o festival que exibe mais de 200 filmes sobre música, pode ser consultada aqui.

VEJA TAMBÉM:
"Vê além do que ouves". Cinema e música juntos num festival
Um operário da música e a história da Bossa Nova

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados