Trono eucarístico do século XVIII exposto na Basílica de Mafra

O recentemente restaurado trono eucarístico da Basílica de Mafra, em madeira de carvalho do norte, pintada, do século XVIII, é apresentado esta quinta-feira.

Trata-se de um "monumental trono de Quinta-Feira Santa, em madeira policromada e dourada, que esteve parcialmente montado numa das salas da galilé da basílica", e que foi recuperado por iniciativa da Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra (RVISSM), que organizou, em parceria com a paróquia local de Santo André, uma subscrição pública para este efeito.

O trono, agora recuperado, "é devolvido à sua função catequética e poderá ser admirado esta quinta-feira, às 21h00. O trono só é preparado no seu esplendor uma noite por ano, no final da Missa de Quinta-Feira Santa".

Segundo a RVISS, o trono terá sido uma encomenda de D. João VI, e "obedece às normas litúrgicas, que eram seguidas na basílica de Mafra desde o reinado de D. João V, que a mandou erigir".

O trono "era montado na capela do Santíssimo Sacramento na Quinta-Feira Santa, para nele se depositar o Santíssimo, iluminado por 440 velas, ou seja, mais de 62 arrobas de cera - o que corresponde a cerca de 950 quilogramas -, sendo encimado por um dossel primorosamente bordado e o retábulo do altar que fica por trás é coberto por um espaldar idêntico".

A intervenção de conservação e restauro esteve a cargo do ateliê Santo André - Conservação e Restauro de Bens Culturais, e contou com o apoio do Palácio Nacional de Mafra-Museu, da câmara e da junta de freguesia de Mafra, e da Escola das Armas de Mafra.

A irmandade sublinha que "a colaboração entre todas as instituições permite a devolução de objetos e tradições mafrenses aos fiéis e aos visitantes daquele monumento nacional, tornando a Basílica Nacional de Mafra um dos poucos locais em Portugal onde é possível admirar muitas das tradições centenárias da Semana Santa portuguesa".

O trono eucarístico esteve parcialmente montado numa das salas da galilé da basílica, tendo sido possível ao público acompanhar o seu restauro.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de