Ashleigh Barty, número um mundial de ténis, anuncia a retirada aos 25 anos

A líder do ranking WTA fez o anúncio com um vídeo partilhado na rede social Instagram.

A tenista australiana Ashleigh Barty, primeira classificada no ranking mundial, anunciou esta quarta-feira o fim da carreira aos 25 anos.

"Hoje é um dia difícil e cheio de emoção para mim ao anunciar minha retirada do ténis", declarou a tenista australiana.

Ashleigh Barty venceu Roland Garros em 2019, o torneio de Wimbledon em 2021 e o Open da Austrália 2022. O anúncio da retirada foi feito a partir de um vídeo, em forma de entrevista, publicado na página oficial da atleta no Instagram.

"É um assunto sobre o qual tenho pensado por muito tempo. Tive muitos momentos incríveis ao longo da minha carreira e Wimbledon, no ano passado, mudou muito para mim enquanto pessoa e atleta. Trabalhamos tanto durante a vida toda por um objetivo. Eu queria ganhar Wimbledon, que era o meu verdadeiro sonho no ténis, e isso realmente alterou a minha perspetiva", explicou Ashleigh Barty.

A tenista conta que "apenas uma pequena parte" dela não estava totalmente satisfeita depois da vitória no torneio britânico, mas depois apareceu a vitória no torneio do país natal, o Open da Austrália.

"Eu penso que, para mim, esta é a forma perfeita, a minha forma perfeita, de selar uma jornada fantástica que foi a minha carreira no ténis", assegura.

"A minha felicidade não estava dependente dos resultados e o sucesso, para mim, é saber que dei absolutamente tudo o que podia. Eu estou realizada. Estou feliz. E sei quanto trabalho é preciso para tirar tudo de mim. Por isso, disse à minha equipa várias vezes que já não tinha mais isso em mim. Não tenho a ambição física e psicológica, nem tudo o que é preciso para me desafiar ao melhor nível", esclarece Ashleigh Barty.

A australiana revela que ainda tem muitos sonhos para concretizar, mas enquanto pessoa e não enquanto atleta: "Vou sempre adorar ténis, mas neste momento é mais importante para mim desfrutar da próxima fase da minha vida enquanto Ashleigh Barty, a pessoa, e não Ashleigh Barty, a atleta."

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de