- Comentar
Tarragona, na Catalunha, recebe a partir desta sexta-feira, a maior representação desportiva de Portugal de sempre, numa competição internacional.
Relacionados
Portugal inaugura Jogos do Mediterrâneo com recorde nacional de tiro com arco
Os Jogos do Mediterrâneo vão durar pouco mais de uma semana.
Mais de 230 atletas de 29 modalidades, constituem a maior representação portuguesa de sempre numa competição desportiva.
Os primeiros a entrar em prova são os arqueiros, ou seja, os praticantes de tiro com arco, que vão competir coletiva e individualmente.
José Almeida é o treinador que acompanha a equipa portuguesa. À TSF, admitiu que espera um brilharete.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
As expectativas do treinador da equipa de tiro com arco.
A equipa portuguesa é composta por Domingos Vaquinhas e Luís Gonçalves, do C.C.D. Sintrense, e Jorge Alves, do Sporting Clube de Portugal.
A concorrência é forte, lembra o treinador.
José Almeida destaca as equipas de Itália, França e Espanha, que apostam na juventude.
Quanto aos jogos, são uma míni-olimpíada, que junta 26 países do norte de África, da Ásia, e da Europa.
Alguns, como Portugal, nem têm costa mediterrânica.
4000 atletas vão competir em 33 modalidades, que vão das mais tradicionais, como o atletismo, a natação, o futebol e o voleibol, até outras, menos habituais, como a motonáutica ou o esqui aquático.
Para lá do tiro com arco, o primeiro dia marca a estreia do futebol e do voleibol, mas o momento alto será a cerimónia de abertura.
Os Jogos do Mediterrâneo começaram a disputar-se em 1971.
Esta é a XVIII.ª edição, a primeira que conta com Portugal, que só no ano passado integrou o comité de países que organiza os Jogos.
Numa conversa com o Almoço TSF, Marco Alves, o chefe da missão portuguesa designado pelo Comité Olímpico de Portugal, explicou que é importante para os atletas portugueses participarem neste tipo de provas multidisciplinares, que permitem outro tipo de vivências, diferentes das competições continentais ou globais, de uma única modalidade.
Ouça aqui a conversa de Marco Alves, com Nuno Domingues, no Almoço TSF.