- Comentar

Das 999.999 calendarizações possíveis, a combinação vencedora ditou um FC Porto-SC Braga a abrir o campeonato. O Benfica vai a Famalicão e o Sporting recebe o Gil Vicente.
O primeiro jogo grande do campeonato está marcado para a quarta jornada, com o Sporting a receber o FC Porto em Alvalade.
Os três grandes só se voltam a encontrar em 2021. Na ronda 14, o Benfica desloca-se ao Dragão para enfrentar o FC Porto. Na penúltima jornada, o Sporting joga com o Benfica.
Na última jornada da I liga, o Sporting recebe o Marítimo. O Benfica joga em Guimarães, frente ao Vitória. Já o FC Porto despede-se no Dragão com o Belenenses SAD.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Veja aqui o calendário completo.
A edição 2020/21 da I Liga conheceu esta sexta-feira os jogos que vão preencher as 34 rondas, com o sorteio em Vila Nova de Gaia, num evento onde foram entregues os prémios da última temporada.
Despromovido ao segundo escalão na última edição, o Portimonense foi reintegrado na I Liga e fez parte do sorteio, depois de na quinta-feira o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) ter confirmado o afastamento do Vitória de Setúbal da competição, por não preencher os requisitos necessários para a inscrição.

Leia também:
Final four da Taça da Liga poderá ter público nas bancadas
Na cerimónia ficou a conhecer-se o próximo palco da Taça da Liga: Leiria vai receber a final four da prova nos próximos três anos. Depois do Estádio Municipal de Braga, o Estádio Dr. Magalhães Pessoa vai distinguir o "campeão de inverno". A Liga Portugal anuncia que vão ser colocados à venda bilhetes para a fase final da competição.
Sérgio Conceição distinguido como melhor treinador. Corona é o melhor jogador
A Liga Portugal aproveita a cerimónia para distinguir os principais elementos da época transata. Na categoria de melhor treinador, Sérgio Conceição levou o prémio para casa. O treinador do FC Porto foi campeão nacional e venceu ainda a Taça de Portugal.

Leia também:
Conceição recebe Prémio de Melhor Treinador e Corona o de Melhor Jogador
Os treinadores e jogadores distinguiram Corona como melhor jogador da I Liga. O jogador do FC Porto assume que o mais importante foi a conquista das provas coletivas, "numa época muito difícil".
Ryan Gauld foi distinguido como melhor jogador da II Liga. O médio escocês do Farense foi um dos destaques da equipa algarvia, que conseguiu a promoção à I Liga.
A atribuição do melhor jogador jovem da temporada transata foi para dois atletas do Sporting. Daniel Bragança, que esteve emprestado ao Estoril Praia, destacou-se como melhor jovem da II Liga.
Na I liga, os jogadores e capitães atribuíram o prémio a Pedro Gonçalves. O antigo médio do Famalicão transferiu-se, entretanto, para o Sporting. Embora não tenham estado na cerimónia, os dois jogadores deixaram um vídeo, onde, lado a lado, agradeceram a distinção.
Já no reconhecimento aos melhores guarda-redes, Daniel Guimarães, do Nacional da Madeira, foi considerado o melhor guardião da II Liga.
Carlos Vinícius, do Benfica, e Agdon, da Oliveirense, mereceram igualmente um reconhecimento. Os avançados foram os melhores marcadores dos respetivos campeonatos na temporada transata.
O primeiro prémio da noite teve o selo do fair-play e foi atribuído ao Gil Vicente e ao Casa Pia, equipas da I e II Liga, respetivamente. Numa curta declaração, os premiados agradeceram o galardão, no entanto, o representante do Casa Pia assumiu: "O fair-play não ganha jogos".
O mesmo prémio, mas na categoria de jogadores, foi entregue a Zé Tiago, do Mafra, e a Pawel Kieszek, do Rio Ave.
Zé Luís foi o marcador do golo do ano na I Liga. O avançado do FC Porto rematou de pontapé de bicicleta frente ao Paços de Ferreira.
O golo do ano da II liga é de Rodrigo Dantas, jogador do Casa Pia. Um golo marcado num partida frente ao Estoril.
A Liga Portugal atribui o Prémio Prestígio a Valentim Loureiro. O antigo presidente da Liga de Clubes e presidente da Câmara Municipal de Gondomar diz que reivindicou e trabalhou "muito para o futebol".
Numa edição marcada pelo distanciamento e uso de máscara, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, também marca presença, e recebe um prémio de reconhecimento. A Liga Portugal atribuiu o Prémio de Mérito à Direção-Geral da Saúde.

Leia também:
Liga entrega Prémio de Mérito à Direção-Geral da Saúde