Afinal, a última jornada da I Liga não vai ter público nos estádios

A última jornada da I Liga não vai ter público nas bancadas. Ao contrário do que estava planeado para os jogos da 34.ª ronda, os adeptos não vão estar presentes nos estádios dos jogos que vão decidir as últimas contas do campeonato.

A TSF apurou que, ao contrário do que estava previsto, a última jornada da I Liga não terá público a assistir nos estádios.

As autoridades de saúde e o Governo tinham aprovado que os jogos da 34.ª e última jornada da Liga NOS iriam ter público nas bancadas, com limite de 10% da lotação dos estádios. Agora, "a Direção da Liga Portugal entendeu que não estavam reunidas todas as condições de equidade, quando na jornada 34 existem equipas que, desportivamente, têm o futuro ainda por decidir", escreve, em comunicado, a Liga.

Ficou, por isso, "decidido que a última jornada da Liga NOS não terá público em testes-piloto, como chegou a ser uma possibilidade".

LIGA AQUI O COMUNICADO DA DIREÇÃO DA LIGA PORTUGAL

O plano inicial previa que apenas os adeptos dos clubes visitados poderiam assistir à partida e teriam de apresentar o resultado negativo de um teste rápido para a Covid-19 à entrada no recinto.

A Liga declarou, na altura, que a decisão tinha sido tomada na sequência de várias reuniões da Liga e da Federação Portuguesa de Futebol com as autoridades de saúde pública e o Governo.

Pinto da Costa foi um dos opositores à ideia de ter público nos estádios nos últimos jogos da Liga, e alegou justamente o critério da equidade.

A Direção da Liga Portugal referiu ainda que, "até ao presente momento, a DGS [Direção-Geral da Saúde] não remeteu o parecer solicitado", sobre a realização dos testes-piloto anunciados pelo Governo.

Face a esta situação, a LPFP deliberou ainda "encetar, desde já, todos os necessários contactos com a Tutela e com as autoridades de saúde para que, logo desde o início da próxima época 2021/22, possa retomar-se progressivamente a normalidade das assistências de público nos estádios das competições profissionais de futebol".

Entre os jogos previstos para esta ronda, destacam-se a receção do já campeão Sporting ao Marítimo, a do FC Porto ao Belenenses SAD, enquanto a visita do Benfica ao Vitória de Guimarães decorreria sem público, devido ao castigo imposto aos vimaranenses pelos incidentes com o avançado maliano do FC Porto Marega, no encontro entre as duas equipas, em Guimarães, na temporada passada.

Na última jornada, Vitória de Guimarães, Santa Clara e Moreirense ainda 'lutam' por uma vaga na segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, enquanto Farense, Boavista, Portimonense e Rio Ave disputam a permanência no principal escalão.

LEIA TUDO SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de