Alemanha vence Portugal e sagra-se campeã europeia de futebol sub-21

Seleção nacional não conseguiu impor-se perante os alemães. Veja o golo.

A seleção portuguesa de sub-21 somou este domingo o terceiro desaire em finais do Europeu da categoria, ao perder com a Alemanha por 1-0, no jogo decisivo da 23.ª edição, em Ljubljana, na Eslovénia.

O primeiro golo do jogo apareceu só na segunda parte, aos 49 minutos, e não foi para Portugal. Baku aproveitou uma linha defensiva muito mal desenhada por Portugal para descobrir Nmecha, que não se fez rogado e, na cara de Diogo Costa, atirou a contar para o primeiro da partida. Foi o quarto golo do jogador alemão, que assim se isolou como melhor marcador deste Europeu. Já Portugal estava, pela primeira vez nesta edição da prova, em desvantagem.

A Alemanha passa a contar três títulos, repetindo 2009 e 2017, sendo que foi vice em 1982 e 2019, enquanto Portugal repetiu das derrotas de 1994 (0-1 face à Itália, com golo de ouro) e 2015 (3-4 com a Suécia nos penáltis, após 0-0 nos 120 minutos).

Começa a final do Europeu de sub-21! Aos 2 minutos, Dalot tenta o cruzamento, mas a bola acaba por só acertar nas redes do lado de fora. É pontapé de baliza para a Alemanha. Portugal está a tentar pressionar muito alto nestes primeiros minutos.

Aos 7 minutos esteve à vista o golo de Portugal e era de Tiago Tomás que recebeu, rodou e rematou ao lado. Um movimento de ponta de lança e a seleção nacional quase abria o marcador. Seis minutos depois, nova oportunidade de golo para a equipa das quinas, desta vez por intermédio de Dalot.

A bola foi à trave da baliza de Diogo Costa, aos 15 minutos. Lance muito perigoso e a Alemanha muito perto de marcar. Aos 20 minutos, grande defesa do guarda-redes português a evitar o golo de Nmecha, que ganhou a Diogo Leite.

Aos 29 minutos, Maier arranca uma bomba à entrada da área. Diogo Costa estica-se e nega-lhe o golo com uma palmada para canto. Grande intervenção do guarda-redes português. A Alemanha tem estado melhor nesta primeira meia hora de jogo.

Vitinha fez cerimónia para rematar à baliza, já no tempo de compensação, e perdeu uma boa oportunidade para Portugal. Falta menos de um minuto para o intervalo.

Intervalo!

Começou a segunda parte. Aos 49 minutos, Nmecha inaugurou o marcador a favor da Alemanha na sequência de uma jogada que aconteceu também várias vezes durante a primeira parte.

Diogo Dalot, aos 68 minutos, faz um cruzamento rasteiro perigoso mas não aparece ninguém para desviar. Um minuto depois, falta sobre Nmecha e livre perigoso para a Alemanha na projeção do vértice da área de Portugal. Raum cruza em arco, mas Diogo Costa vai lá, tranquilamente, agarrar. Passa o perigo para a baliza lusa.

Aos 72 minutos, grande oportunidade para Adeyemi. Diogo Costa, com as pernas, nega o golo à Alemanha. Oito minutos depois, Diogo Costa novamente a evitar o segundo tento alemão. O árbitro dá quatro minutos de compensação.

Terminou o jogo! A Alemanha é campeã europeia de futebol sub-21.

Onze da Alemanha: Dahmen; Baku, Pieper, Schlotterbeck, Raum; Dorsch, Maier, Salih Özcan; Wirtz, Berisha, Nmecha.

Onze de Portugal: Diogo Costa; Dalot, Diogo Queirós, Diogo Leite e Abdu Conté; Florentino, Vitinha, Daniel Bragança e Fábio Vieira; Dany Mota e Tiago Tomás.

Suplentes da Alemanha: Schubert, Grill, Vagnoman, Jaeckel, Jakobs, Mai, Appelkamp, Stach, Janelt, Klimowicz, Burkardt, Adeyemi.

Suplentes de Portugal: Maximiano, João Virgínia, Tomás Tavares, Pedro Pereira, Tiago Djaló, Gedson, Romário Baró, Filipe Soares, Rafael Leão, Gonçalo Ramos, Jota, Francisco Conceição.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de