O Benfica ascendeu, esta segunda-feira, à liderança da Liga portuguesa de futebol, em igualdade pontual com o Sporting de Braga, após receber e vencer o Nacional por 6-1, em encontro da oitava jornada da prova.
Corpo do artigo
Depois dos "arsenalistas" terem perdido sábado os primeiros dois pontos na prova, o Benfica tinha hoje uma ocasião soberana para ascender à liderança, uma vez que detêm melhor "goal-average", e não a desperdiçaram, vencendo os insulares por claros 6-1.
Os "encarnados" entraram bastante bem na partida e adiantaram-se aos 17 minutos, com novo tento do paraguaio Óscar Cardozo, mas o Nacional respondeu e Ruben Micael, beneficiando de uma posição irregular, igualou aos 27 minutos.
O Benfica acabou por ir para os balneários em vantagem, depois do argentino Javier Saviola, aos 40, ter voltado a colocar a sua equipa na frente.
O Benfica praticamente "matou" o jogo aos 49 minutos, quando Cardozo, na conversão de uma grande penalidade, marcada a punir uma falta inexistente sobre o argentino Pablo Aimar, anotou o seu segundo tento na partida.
Já na recta final, o avançado Nuno Gomes aumentou para 5-1, ao corresponder a um livre apontado por David Luiz, tendo Cardozo, já no segundo minuto dos descontos, fechado a contagem, ao anotar o seu terceiro tento, na conversão de nova grande penalidade, e o 11.º golo no campeonato, o que o deixa destacado na frente dos melhores marcadores.
Com este triunfo, o Benfica atingiu os 22 pontos no campeonato, os mesmos que o segundo, o Sporting de Braga, formações que se defrontam na próxima jornada, em casa dos "arsenalistas", no que será o jogo grande da nona ronda.
Sob a arbitragem de Vasco Santos, do Porto, as equipas apresentaram-se do seguinte modo no Estádio da Luz:
<b>Benfica</b>: Quim, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz, Fábio Coentrão, Javi Garcia, Ramires, Aimar (Carlos Martins, 72, Nuno Gomes, 79), Di Maria, Saviola (Rúben Amorim, 72) e Cardozo.
Suplentes: Júlio César, Sidnei, Ruben Amorim, Carlos Martins, Felipe Menezes, Keirrison e Nuno Gomes.
<b>Nacional da Madeira</b>: Bracali, Patacas, Halliche, Felipe Costa, Tomasevic (Pecnik, 57), Cléber, Luís Alberto, Ruben Micael (Leandro Salino, 72), Edgar Costa (Mateus, 46), João Aurélio e Edgar Silva.
Suplentes: Douglas, Clebão, Nuno Pinto, Pedro Pacheco, Leandro Salino, Pecnik e Mateus.
<b>Acção disciplinar</b>: Cartão amarelo para Edgar Costa (28), Di Maria (31), Patacas (32 e 85), Luisão (39), Ruben Micael (39), Mateus (47), Felipe Lopes (48), Cleber (80), Fábio Coentrão (84) e João Aurélio (89). Cartão vermelho por acumulação para Patacas (85), cartão vermelho directo para João Aurélio (90+1).