O Benfica venceu o Beira-Mar por 2-1, em jogo da 27.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, em que os "encarnados" assinaram uma exibição descolorida na primeira parte.
Corpo do artigo
Os minutos iniciais deram a ideia de que a tarefa não seria fácil para o Benfica, que experimentou dificuldades de construção de jogadas ofensivas e estas acentuaram-se a partir do primeiro quarto de hora da primeira parte.
O Beira-Mar apresentou uma teia bem urdida, com as unidades bem posicionadas, a preencherem os espaços e sempre com a intenção de não permitirem aos adversários tempo e espaço para execução.
O Benfica teve bastante mais tempo de posse de bola do que os aveirenses, mas viveu muito da inspiração de Carlos Martins, que foi o mais rematador na equipa de Jesus frente a um Beira-Mar que procurou sair com rapidez e que criou problemas à defesa do Benfica.
Os aveirenses aproveitavam passes transviados do Benfica e perdas de bola sem nexo para semearem o pânico.
Depois de outras ocasiões solucionadas por Júlio César, o Beira-Mar esteve perto do golo aos 29 minutos, com Wilson Eduardo a atirar a bola ao poste esquerdo.
O Benfica também tentou, com o inevitável Carlos Martins a rematar forte aos 37 minutos e a bola a tocar também no poste, tendo os "encarnados" ido para o intervalo com razões de queixa da equipa de arbitragem, quando foi anulado um golo a Aimar, alegando que a bola não tocou em ninguém, mas esta havia tocado num defesa aveirense na sequência de um livre indirecto.
Os segundos 45 minutos trouxeram um Benfica mais incisivo e o primeiro golo acabou por dar tranquilidade à equipa, anotado pelo central Sidnei, aos 54 minutos.
O segundo golo surgiu aos 71 minutos, numa insistência de Maxi Pereira, que assistiu Jara, um golo que o Benfica já justificava.
Rui Bento também procurou explorar o contra-ataque e a aposta na entrada de Yartey deu certa, acabando este por reduzir nos descontos, com um pontapé bem colocado de fora da área, depois de inflexão para o centro do terreno.
Sob a arbitragem de Elmanos Santos, as equipas apresentaram-se do seguinte modo no Estádio da Luz:
<b>Benfica</b>: Júlio César, Luís Filipe (Maxi Pereira, 68), Roderick, Sidnei, Carole, Airton, Carlos Martins, Pablo Aimar (Cardozo, 63), Fernández (César Peixoto, 60), Alan Kardec e Franco Jara.
Suplentes: Moreira, Cardozo, Maxi Pereira, Felipe Menezes, Weldon, César Peixoto e Jardel.
<b>Beira-Mar</b>: Rui Rego, Pedro Moreira, Jaime, Hugo, André Marques, Djamal, Rui Sampaio (Sérgio Oliveira, 63), André Marques, Renan (Yartey, 78), Artur e Wilson Eduardo (Élio, 85).
Suplentes: Paes, Ruben Lima, Élio, Sérgio Oliveira, Tiago Barros, Yartey e Ricardo Rocha.
<b>Acção disciplinar</b>: cartão amarelo para Carlos Martins (45+1), Pablo Aimar (45+1) e Maxi Pereira (90).