A Venezuela assumiu, surpreendentemente, a liderança isolada do Grupo B da Copa América em futebol, após a segunda jornada, ao vencer sábado o Equador por 1-0 e beneficiar do empate a dois entre Brasil e Paraguai.
Corpo do artigo
Em Salta, um grande golo de Cesar Eduardo Gonzalez, aos 61 minutos, selou o triunfo dos venezuelanos, que na primeira ronda já tinham estado em destaque, ao "anular" os "canarinhos", salvos pelo suplente Fred, aos 90, escreve a Lusa.
O médio do Gimnasia La Plata resolveu o encontro com um pontapé rasteiro e colocado, de fora da área, que fez a bola entrar junto ao ângulo inferior direito da baliza de um "petrificado" guarda-redes equatoriano.
Com este triunfo, após três empates a abrir o agrupamento, a Venezuela segue isolada na frente, com quatro pontos, e está muito bem encaminhada para conseguir um lugar nos quartos-de-final.
Mesmo que perca o último encontro, face ao Paraguai, a Venezuela pode seguir para a fase seguinte, já que se qualificam os dois primeiros de cada um dos três agrupamentos e ainda os dois melhores terceiros classificados.
Se a Venezuela se confirmou como a grande revelação da prova, o Brasil não deixou a Argentina "isolada" no lote das grandes desilusões e, como os anfitriões, somou o segundo empate em dois jogos, sendo que esteve mais perto de perder.
Na primeira jornada do agrupamento, o Brasil, equipa em que o benfiquista Luisão voltou a não sair do banco, empatara a zero com a Venezuela, enquanto o Paraguai também se havia ficado por um 0-0, face ao Equador.
A terceira e última jornada do Grupo B realiza-se quarta-feira, com os embates Paraguai-Venezuela e Brasil-Equador.
A Copa América prossegue este domingo com o primeiro embate da terceira ronda do Grupo A, entre a líder Colômbia (quatro pontos) e a "lanterna vermelha" Bolívia (um), as duas equipas que "empataram" a anfitriã Argentina (dois).
O conjunto da casa joga apenas segunda-feira, com a Costa Rica (três pontos).