Em pequenino se levantam canecos: Portugal sagra-se campeão do mundo em sub-17. Veja o golo

Noushad Thekkayil/EPA
Anísio Cabral marcou o único golo com que os portugueses venceram a Áustria na final do Mundial
Corpo do artigo
Depois da Europa, o mundo também foi conquistado. Portugal conquistou esta quinta-feira o Mundial de futebol em sub-17, depois de vencer a Áustria na final por 1-0.
O único golo da partida foi marcado ainda na primeira parte por Anísio Cabral, com Portugal a conseguir evitar deslizes até ao final da partida.
Portugal apareceu a querer mandar no jogo e teve mais bola durante os primeiros minutos da partida, ainda que nenhuma das aproximações tenha criado verdadeiro perigo para a baliza austríaca.
Aos 13 minutos de jogo, uma bola longa para as costas da defesa da Áustria deixou Duarte Cunha na cara do golo, mas o árbitro assinalou falta do português antes da bola entrar na baliza. Na jogada seguinte, Romário Cunha, com ajuda de Rafael Quintas, também evitaram uma grande oportunidade para os austríacos.
O golo, esse, surgiu aos 32 minutos. Duarte Cunha combinou pela direita com Mateus Mide e cruzou para o segundo poste, onde Anísio Cabral só teve de encostar. O lance ainda foi revisto no VAR por causa de um possível fora de jogo, mas contou mesmo e Portugal chegava à vantagem.
O primeiro da Final é de ́ ☝️✨ #Canal11 #FutebolEmPortuguês pic.twitter.com/nayC1s1tpK
- Canal 11 (@Canal_11Oficial) November 27, 2025
Na segunda parte, a Áustria entrou com vontade de dar a volta ao resultado, mas Portugal conseguiu rapidamente controlar o jogo. O único sinal de perigo aconteceu num livre que Romário Cunha defendeu com alguma dificuldade.
Os minutos corriam a favor de Portugal e o jogo também corria de feição à seleção das quinas, já que, fora aqueles minutos iniciais do segundo tempo, a Áustria não conseguia chegar perto da baliza de Romário Cunha. No outro lado, ainda que com pouco perigo, os portugueses iam ameaçando chegar ao segundo golo.
Contudo, aos 85 minutos, a Áustria esteve muito perto do empate. Num livre batido diretamente para a área, a bola ficou perdida à entrada da área e Frauscher rematou ao poste da baliza portuguesa.
Mais nada houve a declarar até ao final e Portugal conquistou mesmo o Mundial sub-17 pela primeira vez na história. A geração que já tinha conquistado a Europa também se sagra campeã do mundo.
Onze de Portugal: Romário Cunha; Banjaqui, Chelmik, Mauro Furtado e José Neto; Rafael Quintas, Bernardo Lima e Mateus Mide; Duarte Cunha, Anísio Cabral e Stevan Manuel.
Onze da Áustria: Posch; Feldinger, Ndukwe, Pokorny e Hofmann; Weinhandl, Markovic e Werner; Deshihsku, Jozepovic e Moser.

