O líder FC Porto perdeu em Coimbra por 1-0 e poderá ser ultrapassado por Sporting e Benfica. Os portistas, que falharam um penalty, somaram o terceiro jogo sem vencer na Liga.
Corpo do artigo
O FC Porto colocou em causa a sua liderança no campeonato ao perder no reduto da Académica por 1-0, depois dos empates com o Belenenses e Nacional, podendo ser ultrapassado nesta jornada por Sporting e Benfica.
A equipa de Coimbra garantiu o triunfo graças a um tento de Fernando Alexandre, a um minuto do intervalo, golo que ditou a primeira derrota do FC Porto para o campeonato desde 29 de janeiro de 2012.
O encontro ficou marcado por um lance polémico logo a abrir em que Josué derrubou Ivanildo na grande área, lance que o árbitro não considerou ser merecedor de grande penalidade.
Com esta vitória, a Académica, que esteve melhor no primeiro tempo, venceu pela primeira vez em casa o FC Porto em 43 anos.
Após Jackson Martinez ter ameaçado a baliza de Ricardo, aos 19 minutos, a equipa de Coimbra criou uma excelente situação por Abdi, aos 28, mas o jogador da Académica, depois de passar por Maicon, não conseguiu ultrapassar Helton.
O FC Porto respondeu por Danilo com um remate de fora da área, que Ricardo defendeu para canto, com a formação orientada por Sérgio Conceição a responder imediatamente antes do golo num chapéu de Marcelo, que Mangala salvou em cima da linha.
No segundo tempo, a formação portista dominou a partida, mas apesar de ter enviado duas bolas ao "ferro" e de ter disposto de uma grande penalidade nunca conseguiu marcar.
Primeiro, Jackson Martinez, aos 49 minutos, cabeceou à trave da baliza de Ricardo e, aos 61, o FC Porto atirou à barra num lance em que a bola esteve três vezes para entrar na baliza da Académica.
A cinco minutos do final, a equipa orientada por Paulo Fonseca dispôs mesmo de uma grande penalidade, na sequência de um lance duvidoso, mas Danilo permitiu a defesa do guardião Ricardo.
Sob a arbitragem de João Capela, de Lisboa, no Estádio Cidade de Coimbra, com a assistência de 4562 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Académica: Ricardo, Marcelo, Aníbal Capela, Halliche, Djavan (Ferreira, 83), Fernando Alexandre, Makelele, Cleyton, Ivanildo (Marinho, 56), Abdi e Magique (João Real, 89).
Suplentes: Peiser, Marinho, João Real, Bruno China, Diogo Valente, Ogu e Ferreira.
FC Porto: Helton, Danilo, Mangala, Maicon, Alex Sandro, Fernando, Josué (Carlos Eduardo, 75), Lucho, Quintero (Licá, 57), Varela e Jackson.
Suplentes: Fabiano, Herrera, Licá, Carlos Eduardo, Ricardo, Otamendi e Defour.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Danilo (65), Varela (67), Marinho (78, Fernando (78), Aníbal Capela (84) e Ferreira (88).