FC Porto garante apuramento para "oitavos" da Liga Europa ao cair do pano (video)
O FC Porto qualificou-se para os oitavos de final da Liga Europa ao empatar a três golos no terreno do Eintracht Frankfurt. Os portistas estiveram a perder por 2-0, mas conseguiram nos últimos minutos a igualdade e o apuramento.
Corpo do artigo
O FC Porto apurou-se, esta quinta-feira, para os oitavos de final da Liga Europa ao empatar a três golos na visita ao reduto dos alemães do Eintracht Frankfurt, numa partida de resultado incerto até final e em que valeram os golos fora.
Após o empate a dois golos no Estádio do Dragão, a equipa germânica esteve mesmo a ganhar por 2-0, mas acabou por desperdiçar a vantagem adquirida, ao permitir a recuperação dos portistas mesmo em cima do final.
Os alemães tiveram a primeira oportunidade do encontro aos 27 minutos por num remate por cima da barra de Flum, com os portistas a acabarem por responder aos 29 num cabeceamento de Herrera, que acabou por sair ao lado da baliza de Trapp.
O Eintracht de Frankfurt acabou por se colocar em vantagem com um tento de Aigner, aos 37 minutos e, aos 52 minutos, Alexander Meier marcou o segundo golo dos alemães, o que obrigava os portistas a marcarem três golos para passarem a eliminatória.
A perder por 2-0, o treinador do FC Porto tirou Herrera e colocou em campo Ghilas para o apoio a um muito solitário Jackson Martinez, uma substituição que viria a ter resultados.
Aos 58 minutos, Mangala respondeu com êxito a um cruzamento de Quaresma, reduzindo assim a desvantagem portista, antes de um desentendimento entre Varela e Helton quase ter resultado em mais um golo para os germânicos.
Contudo, aos 71 minutos, a equipa de Paulo Fonseca empatou mesmo a eliminatória com mais um golo de Mangala, desta vez a passe de Fernando após livre de Quaresma.
Cinco minutos depois, o Eintracht Frankfurt voltaria, no entanto, novamente a ganhar vantagem com mais um golo de Meier, o que obrigava o FC Porto a marcar mais um golo para evitar a eliminação.
Esse golo acabou por surgir a quatro minutos do final por intermédio do argelino Ghilas, a passe do recém-entrado Licá, tento que empatou a eliminatória a cinco golos, mas deixou o FC Porto três golos fora contra dois dos alemães.
[youtube:NrbcdH5jroo]
Desta forma, o FC Porto irá defrontar nos oitavos de final desta competição os italianos do Nápoles, com o primeiro jogo em Portugal a 13 de março e a segunda mão a disputar-se em Itália a 20 de março.
Sob a arbitragem de Bjorn Kuipers, da Holanda, no Estádio de Frankfurt, as equipas alinharam desta forma:
Eintracht Frankfurt: Trapp, Jung, Zambrano, Madlung, Oczipka, Aigner (Rosenthal, 69), Meier, Flum, Barnetta, Schwegler e Joselu (Lanig, 85).
Suplentes: Wiedwald, Djakpa, Rosenthal, Inui, Lanig, Weis e Kadlec.
FC Porto: Helton, Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Herrera (Ghilas, 58), Carlos Eduardo, Quaresma, Varela (Licá, 79) e Jackson Martinez (Reyes, 90).
Suplentes: Fabiano, Reyes, Defour, Ghilas, Licá, Josué e Ricardo.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Aigner (25 minutos), Maicon (41), Herrera (51), Zambrano (62), Ghilas (62), Meier (75), Jung (88).