O FC Porto, que jogou quase toda a segunda parte reduzido a dez, perdeu por 2-0 no reduto do Málaga e não conseguiu assim apurar-se para os quartos de final da Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
O FC Porto falhou, esta quarta-feira, a qualificação para os quartos de final da Liga dos Campeões, ao perder por 2-0 no terreno do Málaga, que assim chegou a esta fase no ano em que se estreou nesta competição.
A equipa portista entrou melhor, com dois bons lances de Danilo e Defour nos primeiros minutos, mas os andaluzes inverteram o rumo dos acontecimentos e acabaram a primeira parte claramente a dominar.
Aos 39 minutos, o Málaga introduziu a bola na baliza de Helton, mas o golo acabou por ser anulado, depois de o árbitro ter considerado que existiu falta sobre Helton, uma decisão que foi muito contestada.
No entanto, a dois minutos do intervalo, os espanhóis passaram mesmo para a frente do marcador, num remate colocado de Isco que o guardião do FC Porto não conseguiu deter.
Quatro minutos após o intervalo, os portistas sofreram um forte revés, quando o belga Defour foi expulso por acumulação de cartões amarelos, após falta sobre Joaquin.
Aos 75 minutos, Jackson Martinez quase empatou a partida, ao desviar para fora um livre de James Rodriguez, mas, no minuto seguinte, Roque Santa Cruz, após um canto, cabeceou com sucesso para a baliza de Helton e pôs o Málaga na frente da eliminatória.
A dez minutos do final, Maicon ainda introduziu a bola na baliza do Málaga, contudo, o árbitro anulou o lance por fora de jogo do central brasileiro, não tendo o resultado sofrido alterações até final.
Sob a arbitragem de Nicola Rizzoli, de Itália, no Estádio La Rosaleda, com cerca de 35 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Málaga: Willy Caballero, Jesus Gámez, Demichelis, Welington, Antunes, Touloalan, Iturra, Isco, Joachin (Camacho, 88), Saviola (Lucas Piazón, 78) e Julio Batista (Roque Santa Cruz, 74).
Suplentes: Kameni, Lugano, Sérgio Sánchez, Camacho, Lucas Piazón, Seba e Roque Santa Cruz.
FC Porto: Helton, Danilo, Mangala, Otamendi, Alex Sandro (Atsu, 70), Fernando, João Moutinho (James Rodriguez, 46), Defour, Lucho González, Varela (Maicon, 58) e Jackson.
Suplentes: Fabiano, Maicon, Castro, Izmailov, James Rodriguez, Atsu e Liedson.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Otamendi (17), Defour (24 e 49), Demichelis (28), Alex Sandro (30), Jesus Gamez (33), Toulalan (64) Mangala (83). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Defour (49).