O FC Porto venceu, este sábado, por 2-1, ao Beira-Mar, num jogo disputado em Aveiro. Os golos foram marcados por Zhang, James Rodríguez e Hulk.
Corpo do artigo
As equipas entraram no encontro aguerridas, a procurarem o golo, mas a primeira situação de perigo pertenceu aos aveirenses, aos nove minutos, com Artur a receber um passe longo de Hugo e a obrigar Helton a sair para uma defesa apertada, conta a agência Lusa.
No minuto seguinte foi a vez de os "dragões" responderem com um remate de João Moutinho, que o guardião da equipa da casa, Rui Rego, segurou com dificuldades, à segunda.
Após os minutos iniciais mais equilibrados, o FC Porto foi dominando o jogo e criou várias situações de perigo à defensiva aveirense, valendo as intervenções atentas do guarda-redes local.
Mas o Beira-Mar chegou à vantagem aos 34 minutos, por intermédio de Zhang, que, depois de se ter estreado a marcar na última partida, frente à Académica, voltou a estar em destaque ao apontar, de cabeça, o primeiro golo do jogo.
Os "azuis e brancos" não perderam tempo e seis minutos depois voltaram a empatar as contas da partida, num remate rasteiro de James Rodríguez rente ao poste esquerdo da baliza de Rui Rego, que deu ao colombiano o seu quinto golo na prova.
Já no segundo tempo, aos 59 minutos, o brasileiro Hulk respondeu da melhor forma a um passe do uruguaio Álvaro Pereira e conseguiu a reviravolta no resultado, ao marcar o seu sétimo golo na Liga.
O FC Porto controlou o encontro e nos descontos o técnico portista, Vítor Pereira, fez entrar o avançado argentino Iturbe, que se estreou no campeonato com a camisola "azul e branca".
Apesar do domínio, os campeões nacionais ainda estiveram, porém, muito perto de perderem dois pontos: já em cima do apito final, no quarto minuto dos descontos, Élio perdeu uma oportunidade flagrante para igualar o marcador, ao falhar o empate, de cabeça, sem Helton na baliza.
Com este resultado, o FC Porto isolou-se provisoriamente na liderança da Liga portuguesa, deixando o perseguidor Benfica, que ainda jogo no domingo frente ao Marítimo, a três pontos.
Num jogo disputado no Estádio Municipal de Aveiro, arbitrado por Carlos Xistra (Castelo Branco), perante cerca de 5000 espectadores, as equipas alinharam do seguinte modo:
Beira-Mar: Rui Rego, Pedro Moreira, Yohan Tavares, Hugo (Bura, 50), Joãozinho, Nuno Coelho, Zhang, Artur (Élio, 76), Nildo, Cristiano e Douglas (Balboa, 63).
Suplentes: Paes, Bura, Dias, Élio, Serginho, Dudu e Balboa.
FC Porto: Helton, Maicon, Otamendi, Rolando, Álvaro Pereira, Fernando, João Moutinho, Belluschi (Varela, 79), Djalma (Souza, 74), James Rodríguez e Hulk (Iturbe, 90+2).
Suplentes: Bracalli, Mangala, Alex Sandro, Souza, Iturbe, Varela e Walter.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Pedro Moreira (12), Hulk (35), Zhang (41), Balboa (68), João Moutinho (68), Cristiano (79) e Maicon (90).