A seleção inglesa de futebol conseguiu este sábado o apuramento para o Campeonato da Europa de 2016, ao golear São Marino, por 6-0, no jogo da sétima jornada do Grupo E de qualificação.
Corpo do artigo
A depender só de si para se tornar a primeira equipa a qualificar-se para o Euro2016, em França, os ingleses não facilitaram. O avançado Wayne Rooney, de penalti, aos 13 minutos, fez o primeiro golo, com Brolli a marcar na própria baliza aos 30 para o 2-0.
Na segunda parte, a Inglaterra voltou a marcar por Barkley, aos 46, Walcott, aos 68 e 78 e Harry Kane, aos 77.
Só com vitórias, a equipa inglesa soma agora 21 pontos na liderança do Grupo E, contra os 12 da Suíça, segunda classificada, e os nove da Eslováquia, terceira, duas seleções que hoje se defrontam.
No outro jogo do grupo já realizado hoje, a Estónia venceu a Lituânia, por 1-0, e subiu provisoriamente ao terceiro posto do Grupo, somando agora 10 pontos, mais um do que a Eslovénia.
No Grupo G, a Rússia recebeu e venceu a Suécia e encurtou para um ponto a distância que a separa para a segunda classificada, contando agora com 11. Dzyuba, aos 38 minutos, foi o autor do único golo do encontro, que retira também à Áustria a possibilidade de nessa jornada garantir a qualificação para o europeu.
Líderes de Grupo, com 16 pontos, os austríacos, que já têm assegurado o 'play-off', ficam com um 'pé e meio' no Europeu caso hoje vençam a Moldávia.
Quanto ao Grupo C, a Ucrânia relançou-se na luta pelo apuramento direto, depois de hoje ter vencido em casa a Bielorrússia. Com estes três pontos, os ucranianos são terceiros do grupo, com os mesmos 15 pontos de Espanha, que hoje joga frente à Eslováquia, líder do Grupo com 18 pontos.
Fora das contas do Europeu estão já o Luxemburgo, Macedónia e a Bielorrússia.