O piloto francês Sebastien Loeb (Citroen) confirmou, esta sexta-feira, o seu oitavo título mundial, no segundo dia do Rali da Grã-Bretanha, após a desistência do finlandês Mikko Hirvonen (Ford), com problemas no motor do seu "bólide".
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Um despiste e consequentes danos no radiador do Fiesta de Hirvonen, único concorrente de Loeb depois da saída de estrada de Ogier (Citroen) na véspera, provocaram estragos irreparáveis no motor da viatura e a sua desistência.
«É bizarro porque ganhámos o título e o rali ainda não acabou. Estávamos na assistência e a partir para o parque fechado para voltar a sair amanhã [sábado]. Nunca tinha vivido nada assim, mas é um grande momento na mesma», disse o alsaciano.
Com esta conquista, Loeb, aos 37 anos, torna-se o piloto mais bem sucedido de sempre, ultrapassando os sete títulos na Fórmula 1 do alemão Michael Schumacher e outros tantos em MotoGP do italiano Valentino Rossi.
Loeb chegara a esta 13.ª e última etapa do Mundial com 222 pontos, mais oito que os 214 detidos por Hirvonen.
Na segunda etapa, Loeb conservou o primeiro posto da geral no País de Gales, terminando as oito provas especiais de classificação da jornada com um registo total de 1:23.18,3 horas, 1,1 segundos mais rápido que o também finlandês Jari-Matti Latvala (Ford), enquanto o terceiro lugar é agora ocupado pelo norueguês Mads Ostberg (Ford), 1.13,5 minutos atrasado.
O português Armindo Araújo (Mini) subiu uma posição na geral, para 14.º, a 7.46,5 minutos do topo, referindo ter sido afectado por problemas que impediram a comunicação através dos intercomunicadores com o seu co-piloto, Miguel Ramalho.
«Este rali é mesmo muito complicado e foram muitos os pilotos que já tiveram problemas ou desistiram. Nós queremos continuar em prova ainda que para isso abdiquemos de um resultado mais relevante. Sempre disse que este ano era para aprender e sabemos que na terra ou nestes pisos temos de trabalhar ainda mais», afirmou à sua assessoria de imprensa.
Sábado, no terceiro de quatro dias de prova, pilotos e "máquinas" vão ter pela frente duas passagens em três PEC, num total de 128 quilómetros cronometrados.