O russo Leonid Novitskyi, em automóveis, e o chileno Francisco Lopez, em motos, foram os vencedores da primeira etapa do Dakar 2012. Os pilotos portugueses estiveram em bom plano.
Corpo do artigo
O russo Leonid Novitskiy foi o vencedor da primeira tirada do Dakar 2012, no sector dos automóveis, etapa que foi totalmente dominada pela Mini.
O piloto russo liderou a armada da Mini ao terminar esta especial de 57 quilómetros em 32.12 minutos, adiante do polaco Holowczyc, que fez mais cinco segundos, e de Stephane Peterhansel, com mais nove segundos que Novitskiy.
Na quarta posição surgiu o Toyota do sul-africano Giniel De Villiers, que terminou a tirada com mais 15 segundos, ao passo que Carlos Sousa, ao volante de um Great Wall, foi o melhor português na sexta posição, com mais 52 segundos.
Por seu lado, o português Leal dos Santos, em Mini, fechou a lista dos dez primeiros, ao terminar a etapa com mais 2.13 minutos que o vencedor da tirada.
Em motos, o melhor português foi Ruben Faria (KTM), que terminou a 1.18 minutos do vencedor da etapa, o chileno Francisco Lopez, em Aprilia.
Hélder Rodrigues foi 15º a 1.51 minutos dos vencedor, ao passo que Paulo Gonçalves (Husqvarna) terminou na posição imediata com mais seis segundos que o seu compatriota da Yamaha.