Uma lesão tirou ao central de 27 anos a titularidade em jogos decisivos na seleção turca. Perdeu a confiança de Simeone e por isso tem pressa para somar minutos antes do europeu de 2024, na Alemanha.
Corpo do artigo
Çağlar Söyüncü tem apenas 9 jogos esta temporada ao serviço do Atlético de Madrid. Um número que preocupa o atleta, a menos de seis meses do europeu de 2024. Nos únicos dois jogos que realizou como titular, o turco de 27 anos foi substituído pelo técnico Diego Pablo Simeone ao intervalo.
O jornalista Çagri Davran explica na TSF que os últimos meses foram difíceis para o jogador. O repórter do jornal desportivo turco Fanatik. “Çağlar teve uma lesão na última temporada, já no final da época ao serviço do Leicester. A lesão acabou por afetar o papel dele na seleção turca, afastando-o numa altura em que a equipa tinha jogos importantes. Ele perdeu o lugar para outros jogadores, sendo que, em condições normais, seria ele o titular”.
Como o europeu à porta, ainda para mais na Alemanha, com uma vasta comunidade turca - e onde Çağlar Söyüncü jogou duas temporadas -, o atleta está à procura de espaço a titular numa nova equipa.
A transferência para o Atlético de Madrid não resultou no sucesso desejado pelo jogador. “Para além da lesão, apesar das oportunidades que Simeone lhe deu, os jogos não lhe correram bem. Num primeiro jogo, diante do Athletic Bilbao, jogou numa linha defensiva a três, sobre a meia direita, cometeu erros e ofereceu uma grande penalidade. Num outro jogo viu vermelho pouco depois de entrar em campo. Acredito que Simeone possa ter perdido a confiança no jogador”, analisa Çagri Davran.
Com clubes como o Futebol Clube do Porto ou o Fenerbahçe interessados, Söyüncü continua a ter condições para alinhar num clube ao mais alto nível, na opinião do jornalista do Fanatik. “Não podemos esquecer que foi um dos melhores centrais do futebol inglês durante vários anos. Para jogar a esse nível é necessário ter óptimas condições”.
“Faz-me lembrar Leonardo Bonucci e Giorgio Chiellini. Porque tem qualidade com bola, pode utilizar tanto o pé direto como o esquerdo. Pode alinhar numa linha defensiva a três, tanto próximo dos corredores como pelo centro. É alguém que empresta uma optima mentalidade à equipa. Também é um defesa rápido - talvez não tão veloz como alguns avançados da elite -, um atributo que lhe permite acompanhar jogadores de qualquer equipa. Pode jogar em qualquer liga”.
Çagri Davran lembra que para além do Futebol Clube do Porto também está em cima da mesa a possibilidade de Çağlar Söyüncü regressar à Turquia. No Fenerbahçe teria condições - tal como em Portugal -, para assumir a condição de titular rapidamente, somar minutos para convencer o selecionador turco antes do Euro 2024.