A selecção nacional conhece esta sexta-feira os adversários na fase de grupos do Euro2012, que se disputará na Polónia e na Ucrânia, de 8 de Junho a 1 de Julho de 2012.
Corpo do artigo
O sorteio terá lugar em Kiev, capital ucraniana, às 17h00 em Lisboa, momento a partir do qual haverá uma dúzia de selecções, entre as 16 em competição, que podem sair dos potes 1, 2 e 4 e entrar na rota dos portugueses, alinhados no pote 3, com Croácia, Grécia (de Fernando Santos) e Suécia.
Assim, do primeiro pote, teoricamente o mais forte, poderá sair a Espanha (campeã do Mundo e da Europa em título), a Holanda ou uma das anfitriãs, Polónia ou Ucrânia.
No segundo pote, encontram-se como possibilidades Alemanha, Itália, Inglaterra e Rússia.
Por fim, do pote 4 sairá o último adversário, de um quarteto constituído por Dinamarca, França, República da Irlanda (de Giovanni Trapattoni) e República Checa.
A definição dos quatro grupos do Europeu permitirá também saber se Portugal ficará instalado, nesta fase, na Polónia ou na Ucrânia.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madail, e Paulo Bento, seleccionador nacional, lideram a comitiva nacional que estará esta sexta-feira em Kiev.
Acompanhe o sorteio na emissão especial Desporto da TSF, a partir das 17h15, em directo de Kiev.
Recorde-se que Portugal apurou-se para o Europeu de 2012 num "play-off" jogado contra a Bósnia-Herzegonina, empatando em Zenica sem golos, mas vencendo em Lisboa, no Estádio da Luz, por 6-2.