A seleção nacional entrou da pior maneira no Mundial 2014 ao ser goleada perante a Alemanha por 4-0. Pepe foi expulso e Hugo Almeida e Fábio Coentrão saíram lesionados. Thomas Mueller fez o primeiro "hat-trick" desta campeonato do mundo.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa teve uma estreia para esquecer no Mundial 2014 ao perder esta segunda-feira por 4-0 diante da Alemanha, naquela que foi a mais pesada derrota de Portugal em fases finais de campeonatos do mundo.
A equipa orientada por Paulo Bento até começou bem a partida com uma incursão aos oito minutos de Cristiano Ronaldo, que rematou de ângulo difícil para defesa complicada de Manuel Neuer.
A resposta germânica chegou logo a seguir na sequência de uma má reposição de bola do guarda-redes Rui Patrício, que resultou num remate de Khedira que passou pouco ao lado da baliza portuguesa.
Aos 12 minutos, a Alemanha marcou mesmo na conversão de uma grande penalidade que puniu um agarrão de João Pereira a Goetze com Thomas Mueller a aproveitar o ensejo para fazer o seu primeiro golo do encontro.
Após um remate de longe de Nani que passou por cima da barra da baliza de Neuer, aos 25 minutos, Portugal teve uma contrariedade com a lesão de Hugo Almeida, que motivou a entrada de Éder três minutos depois.
Aos 32 minutos, o defesa Hummels fez o 2-0 e, para agravar ainda mais a situação, cinco minutos volvidos, Portugal perdeu praticamente todas as possibilidades de discutir o resultado após a expulsão de Pepe, que encostou a cabeça a Mueller.
Mesmo em cima do intervalo, a equipa orientada por Joachim Loew chegou ao 3-0, novamente por Mueller, após um corte defeituoso de Bruno Alves.
No segundo tempo, Portugal voltou a ter novo contratempo com a saída por lesão de Fábio Coentrão (substituído aos 65 minutos por André Almeida) numa altura em que a Alemanha ameaçava a marcação de mais um tento.
O quarto golo acabou por surgir aos 78 minutos pelo inevitável Mueller, que aproveitou uma defesa incompleta de Rui Patrício para garantir o primeiro "hat-trick" do Mundial 2014.
Sob a arbitragem de Milorad Mazic, da Sérvia, no Arena Fonte Nova, em Salvador, com a assistência de 51081 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Alemanha: Manuel Neuer, Jérôme Boateng, Per Mertesacker, Mats Hummels (Shkodran Mustafi, 73), Benedikt Howedes, Philipp Lahm, Sami Khedira, Toni Kroos, Mesut Özil, Mario Götze (André Schürrle, 63) e Thomas Müller (Lukas Podolski, 82).
Suplentes: Zieler, Weidenfeller, Matthias Ginter, Erik Durm, Shkodran Mustafi, Kevin Grosskreutz, Bastian Schweinsteiger, Julian Draxler, Christoph Kramer, André Shürrle, Lukas Podolski e Miroslav Klose.
Portugal: Rui Patrício, João Pereira, Bruno Alves, Pepe, Fábio Coentrão (André Almeida, 65), Miguel Veloso (Ricardo Costa, 46), João Moutinho, Raul Meireles, Nani, Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida (Éder, 28).
Suplentes: Eduardo, Beto, André Almeida, Ricardo Costa, Luís Neto, William Carvalho, Rúben Amorim, Rafa, Vieirinha, Silvestre Varela, Hélder Postiga e Éder).
Ação disciplinar: cartão amarelo para João Pereira (11). Cartão vermelho direto para Pepe (37).