Presidente da Liga acredita que estará tudo em conformidade para Benfica-Sporting
Contactada pela TSF, a Proteção Civil Distrital de Lisboa diz que estão operacionais as medidas de auto-proteção e de segurança contra incêndios no Estádio da Luz.
Corpo do artigo
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) avançou esta segunda-feira que tudo aponta para que o dérbi lisboeta entre Benfica e Sporting se realize na terça-feira, como estava programado.
Em entrevista à RTP, Mário Figueiredo revelou que durante esta tarde decorreram várias reuniões no Estádio da Luz, com a presença de representantes da Câmara Municipal de Lisboa, da Proteção Civil e da LPFP, e que tudo indica que o recinto esteja em condições para acolher o jogo remarcado para terça-feira, às 20:15.
Para terça-feira às 11:00 está marcada nova reunião, «na qual será tomada a decisão final». «Tudo antecipa que estará tudo em conformidade [para o jogo]», disse, indicando que hoje foram feitas intervenções na cobertura do Estádio da Luz.
O presidente da Liga recordou que o que aconteceu no domingo se deveu a «fenómenos atmosféricos extremos» e defendeu que não se pode parar a vida por causa desta «nova realidade».
Mário Figueiredo frisou ainda que a evacuação de um estádio «não é coisa que se faça de ânimo leve, porque pode provocar pânico nas pessoas», facto que pesou na decisão de suspender o encontro entre Benfica e Sporting.
Contactada pela TSF, a Proteção Civil Distrital de Lisboa diz que estão operacionais as medidas de auto-proteção e de segurança contra incêndios no Estádio da Luz. É a conclusão da visita que os técnicos do Centro Distrital de Operações de Socorro de Lisboa (CDOS) fizeram durante a tarde ao recinto desportivo.
O CDOS sublinha, no entanto, que não se pronuncia sobre as condições técnicas da estrutura porque não tem competências para tal.
O Sporting, recorde-se, defendeu a necessidade de uma vistoria adicional a toda a cobertura do Estádio da Luz por uma entidade independente, de modo a que fosse garantida a segurança para o jogo com o Benfica.
Durante o dia, o Benfica disse ter recebido da Martifer o parecer favorável que garante de forma expressa e incondicional as condições de segurança do estádio.
O encontro entre Benfica o Sporting foi adiado devido aos danos na cobertura do estádio da Luz, palco da final da Liga dos Campeões de 2014, da qual caíram detritos sobre o relvado e sobre as bancadas.
A intempérie fez com que se desprendessem partes da cobertura do Estádio da Luz, que caíram sobre o relvado e as bancadas, sobretudo lã de rocha e placas metálicas. Depois de terem saído os cerca de 50.000 espetadores presentes, caíram sobre as bancadas algumas placas.