De regresso à competição após a derrota na final de Wimbledon, o tenista espanhol não passou do primeiro encontro no torneio de Montreal, perdendo na segunda ronda com o croata Ivan Dodig.
Corpo do artigo
No confronto de quarta-feira, que marcava a sua estreia no Masters 1000 canadiano, o maiorquino perdeu por 1-6, 7-6 (7-5) e 7-6 (7-5), parecendo diminuído por uma infecção nasal, debilidade da qual Dodig, 41º do ranking ATP, tirou o melhor partido.
Totalmente dominado no primeiro 'set', o croata acabou por virar o rumo dos acontecimentos nos dois seguintes, graças ao seu serviço (19 ases) e três 'breaks'.
«É a maior vitória da minha carreira. Lutei como um louco em cada bola», afirmou Dodig, que esta época conquistou o seu primeiro título do circuito ATP em Zagreb.
Vencedor em Montreal em 2005 e 2008, Nadal reconheceu que não esteve bem: «Honestamente, não sinto que tenha jogado mal, mas também não joguei bem. Não geri bem os momentos importantes do encontro».
O espanhol enumerou depois uma série de factores para justificar a derrota: «muito tempo sem jogar, retomei o ténis apenas há 10 dias, um adversário muito agressivo que parecia não sentir a pressão nos momentos decisivos, e falta de sorte no final do encontro».
Novak Djokovic fez o seu primeiro encontro como número um mundial, depois da vitória em Wimbledon, e derrotou o russo Nikolay Davidenko, por 7-5 e 6-1.
Vencedor no Canadá em 2007, o sérvio soma esta época 49 triunfos e apenas uma derrota (meia-final de Roland Garros), e oito títulos.
O suíço Roger Federer, terceiro cabeça de série e último jogador a derrotar Djokovic, impôs-se ao canadiano Vasek Pospisil, vencendo por 7-5 e 6-3.