O Rio Ave venceu hoje em casa o Sporting de Braga, detentor do troféu, por 2-1. No final do jogo, Jesualdo Ferreira acusou a arbitragem de tirar a final da Taça da Liga ao Braga.
Corpo do artigo
O Rio Ave venceu hoje em casa o Sporting de Braga, detentor do troféu, por 2-1, e tornou-se no primeiro finalista da Taça da Liga de futebol.
Os golos do egípcio Hassan (41 minutos), de grande penalidade, e de Braga (69) permitiram ao Rio Ave chegar pela primeira vez à final da competição, apesar de Custódio (45+1) ainda ter empatado para os bracarenses, que jogaram com menos um desde o lance do primeiro tento da equipa da casa, por expulsão de Aderlan Santos.
No final do jogo, o treinador do Braga deixou fortes críticas à arbitragem e acusou Olegário Benquerença de ter tirado a final da Taça da Liga de futebol ao Sporting de Braga, ao fazer uma arbitragem prejudicial aos bracarenses no jogo com o Rio Ave.
«O Sporting de Braga foi prejudicado e a partir daqui todas as análises que eu possa fazer vão parar a essa personagem», disse em declarações à TVI.
O treinador bracarense considerou que a arbitragem de Olegário Benquerença acabou por manchar o trabalho do Rio Ave. «Não foi um jogo correto, bem conduzido. Fomos prejudicados de forma pouco clara e pouco nítida, o que acaba por nos retirar uma final», garantiu, recordando que se trata de uma meia-final de uma das três competições do calendário nacional.
Já Rui Silva, treinador-adjunto do Rio Ave e em substituição do treinador principal Nuno Espírito Santo, que está castigado, lembrou que o Braga jogou com dez jogadores mas nem sempre isso facilita quem fica em superioridade numérica.
O técnico não falou da arbitragem do jogo, lembrando que a equipa não tem por hábito comentar o trabalho dos juízes.
O outro embate das meias-finais da Taça da Liga ainda está por definir, uma vez que decorre um processo para averiguação da responsabilidade do FC Porto no atraso do início da partida com o Marítimo, da terceira jornada do grupo B da prova, cujo desfecho pode determinar a passagem dos "dragões", caso lhes seja dada razão, ou do Sporting.