
DR
O piloto francês Sebastien Ogier (Volkswagen) sagrou-se hoje bicampeão do mundo de ralis, consolidando o que pode vir a se tornar um novo e longo reinado na categoria.
Após os nove títulos consecutivos de Sebastien Loeb (Citroen), 2004 a 2012, Ogier, de 30 anos, aproveitou a saída de cena do seu compatriota e, ao volante de um Volkswagen, começou a escrever a sua própria série de títulos.
Em 2013,com Loeb apenas a participar em quatro provas, Ogier conquistou o seu primeiro título mundial, vencendo nove dos 13 ralis do calendário.
Neste ano, com o Volkswagen, mais uma vez, a provar ser o melhor carro do pelotão, o francês "apenas" teve de enfrentar forte oposição do seu companheiro de equipa, o finlandês Jari-Matti Latvala.
Latvala foi o único a conseguir atrasar a decisão até ao Rali de Espanha, graças a vitórias na Suécia, na Argentina, na Finlândia e à sua primeira vitória no asfalto, em França. Ogier dominou os restantes, à exceção do Rali da Alemanha, ganho pelo belga Therry Neuville (Hyundai).
Aos 30 anos, com dois títulos no currículo e tendo renovado recentemente pela Volkswagen (a marca ganhou 21 dos últimos 25 ralis), Ogier tem todas as condições (até terá os mesmos colegas de equipa) para continuar a acumular campeonatos.
Descrito como metódico, focado nos objetivos e com uma precisão clínica na abordagem das classificativas especiais, Ogier começou nas provas de captação de jovens pilotos franceses do Rallye Jeunes (organizado pela federação do automóvel francesa), ganhando depois um volante numa das séries monomarca em França.