O Sporting ficou a três pontos dos lugares europeus ao vencer na deslocação ao reduto do Sp. Braga por 2-3. O holandês van Wolfswinkel marcou um dos seus três golos já nos descontos.
Corpo do artigo
Um "hat-trick" de Ricky van Wolfswinkel deu, esta segunda-feira, um importante triunfo ao Sporting no terreno do Sporting de Braga por 2-3, resultado que só ficou feito ao segundo minuto dos descontos.
Sob o olhar atento de Bruno de Carvalho, que foi delegado ao jogo, o ponta de lança holandês, que vai jogar nos ingleses do Norwich na próxima época, começou a deixar a sua marca no encontro logo aos oito minutos num cabeceamento em resposta a um centro de André Martins.
Os bracarenses, que quase viram van Wolfswinkel bisar aos 11 minutos, acabaram por chegar ao empate aos 25 minutos, num grande remate do nigeriano Elderson, numa jogada em que ultrapassou vários adversários.
Quatro minutos depois, o Sporting utilizou a mesma receita para passar novamente para a frente do marcador, com van Wolfswinkel outra vez a marcar, agora após um grande passe de Diego Capel.
Apesar de pouco ter feito até aí para marcar, os bracarenses precisaram apenas de mais seis minutos para restabelecer a igualdade, num golo de Carlão, onde a defesa leonina poderia ter feito melhor.
A equipa da casa acreditou que poderia chegar pela primeira vez ao comando do marcador, mas Alan, aos 37 minutos, e Mossoró, aos 40, não conseguiram fazer funcionar o marcador.
No segundo tempo, a equipa orientada por José Peseiro tentou empurrar o Sporting para a sua grande área, mas acabou por ser van Wolfswinkel quem esteve novamente em evidência, mas o seu remate, aos 52 minutos, foi devolvido pela barra da baliza de Quim.
Quando faltava 20 minutos para o fim, Joãozinho caiu na grande área bracarense, mas o árbitro entendeu que o lateral esquerdo tentou simular uma grande penalidade e mostrou o segundo cartão amarelo ao defesa leonino.
A jogar reduzido a dez unidades, o Sporting logrou chegar outra vez à vantagem, novamente por van Wolfswinkel, um golo que ditou a derrota do Sp. Braga, que assim desceu à quarta posição da Liga.
Sob a arbitragem de Jorge Sousa, do Porto, no Estádio Municipal de Braga, as equipas alinharam da seguinte forma:
Sp. Braga: Quim, Baiano, Palmeira (Zé Luís, 89), Santos, Elderson, Custódio, Hugo Viana, Mossoró, Hélder Barbosa (João Pedro, 46), Alan (Rúben Micael, 78) e Carlão.
Suplentes: Kritciuk, Haas, Mauro, Rúben Micael, João Pedro, Manoel e Zé Luís.
Sporting: Rui Patrício, Cédric Soares, Tiago Llori, Marcos Rojo, Joãozinho, Rinaudo, Eric Dier, André Martins (Adrien, 72), Labyad (Bruma, 46), Diego Capel (Jefferen, 76) e Ricky van Wolfswinkel.
Suplentes: Marcelo Boeck, Fokobo, Adrien, Schaars, Viola, Jeffren e Bruma.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Joãozinho (58 e 70), André Martins (62), Elderson (77).Cartão vermelho por acumulação a Joãozinho (70).